Animais

Um fungo que pode estar presente nas fezes dos morcegos, pode te causar problemas de saúde!

Fezes de morcegos podem ter fungo que causa grave infecção respiratória

Um fungo que pode estar presente nas fezes dos morcegos, pode te causar problemas de saúde!
4.8 (96%) 5 votes

“Muitas pessoas me perguntam sobre fezes de morcegos, que habitam árvores nas proximidades de suas residências e uma senhora sobre o fungo que pode causar um grave infecção respiratória. Ela lava a varanda descalça ou de chinelos, portanto, sua pele entra em contato com elas.” Wanda

Olha só Wanda, na verdade existe sim uma doença relacionada a fezes de morcegos, a Histoplasmose. Trata-se de uma infecção causada por um fungo (Histoplasma capsulatum), ela pode não só acometer o homem como também outros mamíferos.

Este fungo ocorre naturalmente no solo e seu crescimento é favorecido por material orgânico como fezes de morcegos (e pássaros), em condições de umidade e calor, como sótãos e cavernas. Ao se agitar fezes ressecadas desses animais, partículas contendo esporos do fungo espalham-se no ar como poeira. A infecção ocorre quando as pessoas inalam essas partículas. A doença pode ficar restrita ao pulmão ou tornar-se sistêmica.




Como a doença se desenvolve

A gravidade depende da carga de esporos inalada. A maioria das pessoas não tem efeitos aparentes da doença. O indivíduo adquire esta infecção através da inalação dos conídios que estão presentes no meio ambiente. Estas alcançam os alvéolos pulmonares, causando inflamação. O fungo irá multiplicar-se, alcançando linfonodos e, em seguida, a circulação sistêmica, instalando-se em órgãos e causando focos inflamatórios.

A partir da segunda semana de infecção, há o desenvolvimento de uma resposta celular, ativando o sistema imunológico, onde os macrófagos,destroem as leveduras presentes dentro das células afetadas pelo fungo. Consequentemente, haverá a formação de granulomas epitelioides, que mais tarde irão levar a fibrose e calcificação. Também há a produção de anticorpos específicos no sangue do paciente, levando a cura da infecção primária, tornando os indivíduos resistentes à novas infecções.



 A doença respiratória aguda é caracterizada por sintomas respiratórios, sensação geral de estado de doença, febre, dor no peito e tosse seca. É recomendado, o uso de máscara ou lenços úmidos sobre o nariz e a boca sempre que se entrar em locais onde se alojem pássaros ou morcegos.

FONTE: MORCEGOLIVRE / infoescola

19 comentários

19 Comments

  1. Josy

    em

    😀 Esse blog é simplesmente é tudo de bom! Sou estudante de Biologia e os conteúdos aqui postados me são de muitíssima utilidade! Estou montando também um blog de Biologia, onde posto algumas matérias que vejo na net e até mesmo as que estou estudando, depois me faz uma visitinha! Bjão e tudo de bom!! SEU BLOD É 1000!!! :love:

  2. não estudo morcegos mas tenho uma amiga que e fanática por esses bixim, principalmente os frutíferos. mas como tudo no mundo causa doenças ou podem favorecer o crescimento de agentes patológicos de algum modo.

    O melhor e não coloca a mão em fezes de morcegos

    :bandit:

  3. Maria Angélica

    em

    É verdade que as fezes deles também causam toxoplasmose?
    É só em algumas espécies ou todos transmitem raiva ?

  4. Carla

    em

    A toxoplasmose é transmitida por fezes de aves em geral né?!
    E é braba viu, aqui em Londrina mesmo já houve morte de uns par de gente por conta da infestação de pombos na cidade!
    Já está até dando cadeia pra quem alimenta-los… rsrsrsrs
    Beijos xará, até a próxima :p

  5. Wanda

    em

    Uau, Karllinda! Quer dizer que em fezes de aves também, é?!

    Agradecida pela atenção!
    Saúde e paz, querida!

  6. 👿 :bandit: :alien: xD :woot: :whistle: :sick: :ninja: :love: :angel: :kiss:

  7. Carolina

    em

    Como indentificar uma urina de um morcego?
    E que cor é?? =] :kiss:

  8. estou com pnomonia, trabalho perto de morcego sera que pequei a doença deles pois de ves em qunando limpo as fezez deles no deposito. ate mas

  9. Chieko coutinho

    em

    Estou pesquisando sobre moregos.Gostei muito de saber que as fezes de morcego causa doenças respiratória, pois tive pineumonia e a minha saude comprometida.Na minha casa quando anoitesce os morcegos vem se alojar no telhado,será que há uma solução de afastar esse animal?agradeço se alguem me esclarecer sobre esse assumto, obrigada.

  10. ana maria

    em

    Boa tarde!! Meu medico disse que posso estar com fungos das fezes de morcego.Ele me deu omeprazol para tomar por 14 dias. Tem alguma relaçao com o tratamento?? Obrigada!!

  11. maria goreti

    em

    Meu quarto é habitado por morcêgos no forro, sempre cae muito pó, todos os dias tenho que limpar, fica um odor extrememente desagradável, tenho três crianças que dormem no mesmo espaço. Que tipo de doenças elas estãs sujeitas a desenvolver?

  12. Roberto

    em

    Meu deus gente. Nem pombo, nem morcego, nem qualquer bicho que nao seja um felídeo transmite toxoplasmose pelas fezes! E mesmo os felídeos, só eliminam toxoplasma nas fezes por poucos dias. Toxoplasmose é transmitida por comer carne mal cozida e por areia contaminada de fezes de gato (raro um gato eliminar oocisto) na boca.

    Recaptulando:
    1 – Gato só elimina toxoplasma por POUCOS dias em apenas 1 FASE DA SUA VIDA, ou seja, encontrar um gato eliminando oocistos nas fezes é raro. E pra se contaminar voce precisa por as fezes na boca, ou seja, lave bem as maos quando manipular terra e lave bem os legumes, verduras e afins que estará sempre protegido.Parem de culpar a o gato por um mal-habito humano (leia-se falta de higiene).
    2 – Ninguem fala, mas comer carne (bovina, por exemplo) mal cozida pode dar toxoplasmose em humanos. E ai, vai topar um churrasco mal-passado?
    3 – Nenhum outro animal que nao felídeos é capaz de eliminar os oocistos nas fezes, logo, nem morcego, nem pombo nem ninguem mais.

  13. Bom dia,

    Prezado senhores, espero que possam me ajudar.

    Tenho um sítio e vário morcegos se alojaram no sotão da casa. Ocorre que, há algum tempo várias pessoas que vão ao sítio voltam com uma alergia de pele, parecido com picadas de mosquitos, mas que causam muita conceira. Nenhum sítio próximo tem esse problema. Destaque-se que este problema não existia antes. Já dedetizamos a casa a áreas ao redor.
    Fizemos uma limpeza no sotão e retiramos além dos morcegos muitas fezes, vamos tentar fechar a brechas nas telhas.
    Será que tem relação com os morcegos?
    Por favor se puderem nos ajudar, já não sei mais o que fazer.
    Desde já agradeço.

    • jaime'

      em

      Tänia! Estou com o mesmo problema de pele a um ano. Passei por dermatologistas, alergistas e não tive sucesso no tratamento e nem no diagnóstico “que parece um mistério”. Tive problemas em minha residência com alojamento indesejado de morcegos a algum tempo atrás (a uns 2 anos atrás). Consegui desalojá-los fechando as entradas que usavam. Não sei se pode ter ficado algum resíduo de fezes e se isto pode estar causando as caceiras e as erupções parecidas com picadas de mosquito. Caso tenha uma resposta ficaria muito grato em saber. Obrigado!

  14. CRISTIANE MENDES DE JESUS COSTA

    em

    boa noite

    bem estou muito preocupada ,pois bebi água e foi feito comida com a água de um reservatório que ao lavar tinhas varios mucego morto dentro da água.
    o que deve fazer pra saber se não contaminou alguem que consumiu essa água.

  15. Leyla

    em

    É,… Tânia, estas pessoas que saíram com muita coceira do seu sítio, podiam estar com orticária, pois as fezes dos morcegos, de alguma forma, deve ter contaminado a comida, é o q acho, mas não tenho certeza!

  16. Lisa

    em

    Na realidade o indicado por especialistas em morcegos é nunca varrer as fezes de morcegos quando secas, antes umedece-las, molha-las mesmo para evitar a subida no ar deste fungo.

    “Máscaras de médico” protegem pouco contra esses fungos, o ideal mesmo é o pano úmido ou máscaras próprias para purificar o ar que compra-se em lojas especializadas.

  17. Estou com uma alergia no seio direito a mais de duas semanas,e esta se alastrando tipo ‘caminhos’ , isso corça,já tive febres,tosses,e problemas respiratorios, ja fui ao clinico passou uns medicamentos mais não deu jeito.. oq devo fazer?

  18. Tomaz

    em

    Já tive uma experiencia muito “pessoal” com isso..
    Um morcego vinha voando de frente pra mim e soltou a carga aérea bem no meu olho.
    O mais interessante foi descobrir que os médicos infectologistas tem uma “controv´rsia” sobre as fezes de morcego possuírem ou não o vírus da raiva…

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo