Animais

É verdade que os ratos não podem vomitar?

Por favor, me tire essa dúvida: É verdade que os ratos não podem vomitar? Tenho 10 anos e quando eu crescer sonho em ser biólogo!( Matheus Garrido)

É isso mesmo, Matheus (Biólogo do futuro)! É verdade que ninguém gosta de vomitar, e os ratos não precisam conviver com este sintoma realmente desagradável.


Nos humanos, o vômito exige a ação de diversos músculos abdominais, do esôfago e do diafragma para expelir o conteúdo do estômago. Nos ratos a musculatura diafragmática é incapaz de produzir as contrações que seriam necessárias para exercer pressão sobre o estômago e provocar o vômito. Além disso, a barreira, que se situa entre o estômago e o esôfago no rato é forte o bastante para impedir que o esôfago possa se contrair.

O mais incrível é que no cérebro dos ratos falta o “centro do vômito” que nós humanos possuímos. O centro do vômito serve para ligar e coordenar os nervos e músculos envolvidos no processo. Este sistema coordenado não existe nos ratos. Por todas essas razões, os ratos também não podem arrotar!

Bom, mas sabemos que o vômito é uma forma de proteção do corpo contra uma possível intoxicação. Mas como os ratos fazem quando estão em “perigo”? Devido à limitação de ser incapaz de vômito, o rato possui os sentidos super eficientes que evitam ingerir uma substância potencialmente tóxica. Além disso, eles tem o hábito de comer sempre pequenas quantidades de um alimento, e se sentirem inicialmente qualquer sintoma de doença, evitam o alimento no futuro. Outra estratégia é comer barro, o que ajuda a vincular algumas das toxinas nos alimentos que ingerem para que eles não podem exercer os seus efeitos nocivos.

rato(1)

Que maldade! Quando os ratinhos ingerem veneno, se quer podem enfiar o dedo na garganta para se livrar dele com o vômito… Ohhh!!! Foto: Reprodução/assimsefaz

—— ———————————————–

FONTE: BUKISA.COM


⚠  ATENÇÃO:  Nosso novo site, especial para mulheres, já está no ar. Acesse Diário Mulher.



Comentários

Novidades

Topo