Animais

É verdade que os ratos não podem vomitar?

É verdade que os ratos não podem vomitar?
5 (100%) 1 vote

Por favor, me tire essa dúvida: É verdade que os ratos não podem vomitar? Tenho 10 anos e quando eu crescer sonho em ser biólogo!( Matheus Garrido)




É isso mesmo, Matheus (Biólogo do futuro)! É verdade que ninguém gosta de vomitar, e os ratos não precisam conviver com este sintoma realmente desagradável.

Nos humanos, o vômito exige a ação de diversos músculos abdominais, do esôfago e do diafragma para expelir o conteúdo do estômago. Nos ratos a musculatura diafragmática é incapaz de produzir as contrações que seriam necessárias para exercer pressão sobre o estômago e provocar o vômito. Além disso, a barreira, que se situa entre o estômago e o esôfago no rato é forte o bastante para impedir que o esôfago possa se contrair.

O mais incrível é que no cérebro dos ratos falta o “centro do vômito” que nós humanos possuímos. O centro do vômito serve para ligar e coordenar os nervos e músculos envolvidos no processo. Este sistema coordenado não existe nos ratos. Por todas essas razões, os ratos também não podem arrotar!

Bom, mas sabemos que o vômito é uma forma de proteção do corpo contra uma possível intoxicação. Mas como os ratos fazem quando estão em “perigo”? Devido à limitação de ser incapaz de vômito, o rato possui os sentidos super eficientes que evitam ingerir uma substância potencialmente tóxica. Além disso, eles tem o hábito de comer sempre pequenas quantidades de um alimento, e se sentirem inicialmente qualquer sintoma de doença, evitam o alimento no futuro. Outra estratégia é comer barro, o que ajuda a vincular algumas das toxinas nos alimentos que ingerem para que eles não podem exercer os seus efeitos nocivos.



rato(1)

Que maldade! Quando os ratinhos ingerem veneno, se quer podem enfiar o dedo na garganta para se livrar dele com o vômito… Ohhh!!! Foto: Reprodução/assimsefaz

—————————————————–



FONTE: BUKISA.COM


6 comentários

6 Comments

  1. Matheus Garrido

    em

    😮 8) ;-( 😆 xD 😉 :p :whistle: :woot: :sleep: =] :sick: :straight: :ninja: :love: :kiss: :angel: :bandit: :alien: Olá, muito obrigado por esclarecer minha dúvida, há continua a colocar posts super interessantes como c sempre fez. tchauuuuu 😀 🙂 ^_^ 🙁

  2. Maria Angélica

    em

    Mas isso não impediria eles de servirem de cobaia pra alimentos de humanos ?

  3. Kzin

    em

    Showw mt interessante, passei mais d um ano da minha vida vomitando, sei como isso é desagradavel, pelomenos eles estão livres disso!

  4. Carla

    em

    Que bom, sendo assim as ratinhas estão livres da bulimia :sick: hahaha

    Beijos xará

  5. Maria Lúcia

    em

    Parabéns pelo artigo sobre os ratos.Apredendi muito.Axei muito interessante o blog de vocês vou divulgá-lo na Escola que trabalho para os professores da área.

  6. Cao Sentado

    em

    E em que bichos eles testam os anti emeticos?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo