Estudo diz que os cães entendem o que dizemos usando, para isso, os mesmos mecanismos cerebrais dos humanos

Depois de ler este texto, você não irá mais falar com seu cão como antes. Um NOVO ESTUDO realizado por pesquisadores na Hungria sugere que os cães podem compreender tanto as palavras que dizemos como também o tom de voz usado. Para isso, eles usam as mesmas partes do cérebro que humanos para compreender a linguagem falada.

Quando a atividade do cérebro de cães foi monitorada usando um scanner cerebral FMRI, os pesquisadores encontraram evidências do mesmo tipo de divisão cognitiva que acontece com os humanos, ocorrendo nos cães quando estão atentos ao discurso de seus donos. “O cérebro humano analisa não apenas o que dizemos e como dizemos, mas também integra os dois tipos de informação, para se chegar a um significado unificado“, disse Attila Andics da Universidade Eotvos Lorand, um dos responsáveis pelo estudo. “Nossas descobertas sugerem que o cérebro canino também pode fazer tudo isso usando mecanismos cerebrais muito semelhantes.

Para o estudo, foram analisados 13 cães ouviram gravações de vozes de seus donos usando diferentes entonações (voz neutra, voz animada, voz de raiva). Além de elogios foram usadas palavras de ordem. A atividade cerebral dos cães sugeriu que eles são realmente capazes de reconhecer as palavras de elogio, ou seja, os cães podem processar vocabulário, independentemente de como se diz, reconhecendo palavras específicas como distintas.

sugerem que o cérebro canino também pode fazer tudo isso usando mecanismos cerebrais muito semelhantes aos humanos.
Estudos sugerem que o cérebro canino também pode fazer tudo isso usando mecanismos cerebrais muito semelhantes aos humanos.

De acordo com os pesquisadores, a atividade cerebral mostrou que os cães fazem isso de uma maneira muito parecida com os humanos, usando o hemisfério esquerdo para processar o significado das palavras, e processando separadamente entonação no hemisfério direito. Curiosamente, enquanto estes processos são distintos, os pesquisadores descobriram que o elogio só ativa o centro de recompensa do cérebro canino se ele é falado com cortesia. Ou seja, se você elogiar em palavras, mas usar entonação de raiva, o cão não irá ativar a área de recompensa do cérebro. “Isso mostra que para cães, um bom elogio pode muito bem funcionar como uma recompensa, mas funciona melhor se você utilizar a entonação correta“, disse Andics.

É importante ressaltar que apenas um pequeno número de cães participou dos experimentos, por isso será necessário fazer estudos mais aprofundados que envolvem um maior número de animais para então poder afirmar com certeza a que nível os cães entendem a linguagem humana. Enquanto isso, use palavras de elogio com entonação dócil quando seu cão merecer. Ele com certeza irá entender o que você está dizendo!

Site: sciencealert
Artigo: Neural mechanisms for lexical processing in dogs
Imagens: Reprodução/ g17 /  okamix