Sua saúde

Déficit de Atenção: Se você se identifica com estes 9 itens, pode ter o problema e não percebeu

Como saber se tenho TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade?

Déficit de Atenção: Se você se identifica com estes 9 itens, pode ter o problema e não percebeu
5 (100%) 4 votes

Déficit de atenção, mais conhecido com TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância. Frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. De acordo com a ABDA (Associação brasileira do Déficit de Atenção) o TDAH, se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade.

Fisicamente, essa condição se caracteriza pelo subdesenvolvimento e mau funcionamento de certas partes do cérebro, mas também pela menor e menos eficaz atividade elétrica, menor circulação sanguínea no cérebro e má gestão da glucose que é o principal combustível do cérebro. É importante ressaltar, antes de tudo que os itens abaixo são informativos e que o diagnóstico e acompanhamento com um profissional é indispensável.




Sinais que você tem déficit de atenção

1- Você tem dificuldades de manter as coisas organizadas

Sua mesa de trabalho é uma bagunça, seu quarto é uma bagunça, você vai tomar um banho e parece que passou um furacão no banheiro. É muito comum que essas pessoas tenham muita dificuldade em serem organizadas. Se depender exclusivamente delas, jamis terão uma casa organizada. Da mesma forma, apresentam dificuldades em separar informações importantes para executar uma tarefa, colocar prioridades e gerir seu tempo.

2- Você sempre teve dificuldades de lidar com seus sentimentos

Situações de raiva e frustração são emoções extremamente difíceis de gerir para essas pessoas. O transtorno não permite que a pessoa consiga lidar com seus sentimentos e acumulam senso de insucesso, irritabilidade, problemas com a motivação, hipersensibilidade, baixa autoestima e muita, muita insegurança.

3- Você sempre sofreu com atrasos

O portador dessa condição é o mestre da procrastinação e a subestimação do tempo. Deixa para sair de casa no último momento e sempre acha que tem tempo sobrando para fazer alguma coisa. O resultado é que não consegue chegar na hora marcada. Como já dito, pessoas com TDAH também tendem a subestimar o tempo que leva para finalizar uma tarefa.

4- Você comete um monte de erros por descuido

Um estudo publicado no Psychologist Today revelou que essas pessoas cometem um monte de errinhos por mero descuido e desatenção, principalmente no trabalho. Assim, podemos dizer que pequenos erros são verdadeiros desafios no dia-a-dia de quem sofre com esse transtorno. Não é à toa que você leva mais broncas do seu chefe do que a maioria dos seus colegas de trabalho.

5- Você é muito inquieto (a)

Embora muitas crianças com TDAH sejam “hiperativas”, este sintoma frequentemente aparece diferenciado em adultos. Pessoas adultas, a saber,  estão mais propensos a apresentar agitação ou achar que não podem relaxar. Contudo, nem todas as pessoas com TDAH são hiperativas, pode ser apenas déficit de atenção ou os dois.

6- Você começa muitos projetos, mas não finaliza nenhum

Quem sofre de Déficit de Atenção vive com uma tonelada de projetos em andamento, mas quase nunca finaliza algum deles. O motivo? A pessoa se empolga com novas ideias e fica ansiosa para trabalhar nelas antes mesmo de concluir o projeto anterior, que, aliás, se torna entediante e cansativo a partir do momento que uma ideia melhor ou completamente diferente vem à mente. Os primeiros dias de academia age com perfeita disciplina, tempos depois fica entediado e abandona. O mesmo vale para um cursos e dietas.

7- Você tem dificuldade em priorizar as coisas

O déficit de atenção pode causar dificuldades no planejamento das ações. As pessoas adultas com TDAH têm dificuldade em priorizar as obrigações gastando inúmeras horas em algo insignificante, como jogar videogame. No entanto, quer finalizar um trabalho da faculdade em 20 minutos.

8- Mantem um “foco exagerado” em algo que te interessa

Quando você realmente está realizando uma atividade de seu interesse, nesse momento tudo a sua volta se torna irrelevante, você perde a noção do tempo e chega até mesmo a negligenciar coisas superimportantes. O foco extremo é uma espécie de compensação do seu cérebro que ocorre quando você está fazendo uma atividade de seu interesse.

9- Não consegue seguir com os relacionamentos amorosos

Quem sofre com esse transtorno é muito mais propenso a ter problemas de relacionamento e ter casamentos fracassados. Ao mesmo tempo, o interesse se perde a partir do momento em que a relação se torna mais estável e previsível. Inegavelmente, aquela fase onde tudo é novidade dá espaço para um relacionamento mais maduro e, consequentemente, com alguns conflitos. Se você é a pessoa que sofre de TDAH, pode não entender o porquê seu parceiro está chateado.

10- “Amanhã eu faço”. Você é o mestre da procrastinação

Procrastinar também pode ser um sintoma desse transtorno. Afinal, o seu déficit te impede de fazer tudo o que você deveria dentro dos prazos que lhe foram dados. Por  isso, muitas pessoas que possuem TDAH sofrem em trabalhos que exigem metas e prazos curtos. Ao mesmo tempo, essa situação gera a falsa sensação de que a pessoa em questão é incompetente ou até mesmo preguiçosa. Contudo, na realidade ela está lidando com um sério conflito interno.

Sintomas de déficit de atenção

Algumas pessoas com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade têm menos sintomas à medida que envelhecem, mas alguns adultos ainda apresentam sintomas importantes que interferem em suas vidas diárias. No caso dos adultos, algumas das principais características são dificuldade em prestar atenção, impulsividade e inquietação. Contudo, tais sintomas podem variar de leve a grave.

De acordo com estudo do Journal American Of Psychiatry [1] muitos adultos com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade não se dão conta de que tem o problema. No entanto, sabem que algumas tarefas comuns para todos, podem ser difíceis para eles. Da mesma forma nos adultos o déficit de atenção causa dificuldade em se concentrar e estabelecer prioridades, o que muitas vezes significa que eles não cumprem prazos e esquecem reuniões ou eventos sociais. A incapacidade de controlar os impulsos pode variar de impaciente a esperar em fila ou dirigir com muito tráfego e ter mudanças de humor e explosões de raiva.

Alguns dos sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade em adultos são os seguintes:

  • Impulsividade
  • Desorganização e problemas para estabelecer prioridades
  • Falta de habilidades para gerenciar o tempo
  • Problemas de concentração em uma tarefa
  • Problemas para executar várias tarefas ao mesmo tempo
  • Atividade excessiva ou inquietação
  • Planejamento escasso
  • Não sabe conviver com frustração
  • Mudanças de humor frequentes
  • Problemas para  terminar tarefas
  • Temperamento de euforia
  • Problemas para lidar com o estresse
Artigo médico-científico:  Journal American Of Psychiatry [1]

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo