Mulher

Corrimento clara de ovo é normal? O que significa?

Corrimento clara de ovo

O corrimento clara de ovo é uma secreção fluida ou gelatinosa que vem do colo do útero. É comum e normal em mulheres em idade fértil. Na verdade, não é correto o termo “corrimento clara de ovo”, pois corrimento indica algo anormal, como uma doença, por exemplo. O correto, então, é dizer “secreção clara de ovo” ou “muco clara de ovo”.

Não há com o que se preocupar, pois o corrimento clara de ovo  é tão somente o muco do período fértil da mulher. É a secreção que toda mulher em idade fértil irá secretar durante a ovulação. Ou seja, um muco claro, pegajoso e transparente evidencia que o organismo está hábil naquele momento à gravidez. Contudo, durante o ciclo menstrual de uma mulher, a espessura e a quantidade de muco cervical mudam. Isso ocorre porque os níveis hormonais flutuam durante todo o ciclo.




Porque o corrimento clara de ovo acontece?

A mulher não é fértil por todos os dias do seu ciclo menstrual. Por isso, a natureza cuidou para que houvesse um “aviso” de que o organismo está pronto para engravidar. Em outras palavras corrimento clara de ovo ajuda a prever a ovulação, para que a mulher saiba o momento de engravidar ou evitar a gravidez. Isso é conhecido como consciência de fertilidade, monitoramento cervical ou tabelinha.

Mas, não é só isso. Um estudo publicado na Advances in Contraception [1], revelou que o corrimento clara de ovo é também uma estratégia evolutiva para facilitar a fecundação, mesmo sem que a mulher tenha consciência disso. Então, essa textura e consistência do muco no período fértil ajuda a manter os espermatozoides vivos por mais tempo. Além disso, proporciona maior mobilidade aos gametas masculinos e ajuda também na nutrição. Dessa forma, podemos dizer que o corrimento clara de ovo é algo essencial para que a fecundação natural aconteça.

Dessa forma, as funções do muco clara de ovo se resumem em:

  • Proporcionar o monitoramento cervical
  • Dar mobilidade aos espermatozoides
  • Nutrir e manter os espermatozoides hidratados
  • Por fim, garantir a proteção dos espermatozoides

Sendo assim, o maior estímulo hormonal na fase da ovulação, fase também provoca outro acontecimento: o espessamento do endométrio. Ele é importante para ajudar à implantação do bebê e levar a gravidez à diante.

Assista ao vídeo do nosso canal sobre o corrimento clara de ovo. Aproveite se inscreva para ficar por dentro das novidades

Fases do muco cervical

Muitas mulheres se preocupam ao ler este tipo de texto, pois imaginam que há errado com elas. Uma vez que, elas raramente ou nunca observam o corrimento clara de ovo. Isso de fato acontece quando a mulher faz uso de anticoncepcionais hormonais. As pílulas anticoncepcionais, DIU hormonal, injeções e adesivos, estimulam o corpo a produzir um muco cervical grosso e seco, justamente para que o espermatozoide não alcance o óvulo. Assim, ele ficará exausto, desnutrido e terá muita dificuldade de locomoção. Então, se você usa anticoncepcionais, provavelmente, não observará o muco clara de ovo como as mulheres que não o tomam.

Sendo assim, a quantidade, cor e consistência do muco cervical em cada ciclo é diferente. A mulher pode observar então:

  • Durante o período menstrual. O sangue cobrirá o muco e você provavelmente não notará qualquer secreção durante esses dias. Nos últimos dias a mistura de sangue e muco resultará no corrimento borra de café.
  • Após a menstruação. Imediatamente após o período, podem ter dias secos. Nestes dias, a calcinha se mantém limpa, sem muco.


  • Antes da ovulação. O corpo produz muco antes que ocorra a ovulação. Pode ser amarelo, branco ou nublado. Ao mesmo tempo, pode parecer pegajoso ou elástico na consistência.
  • Imediatamente antes da ovulação. Pouco antes da ovulação, os níveis de estrogênio estão subindo. O muco, então, será mais claro, elástico, aquoso e escorregadio. Esse sim, é o corrimento clara de ovo.
  • Durante a ovulação. A consistência da clara de ovo está presente durante a ovulação. A textura e o pH deste muco são protetores para o esperma. Assim, quem está tentando engravidar deve aproveitar esses dias de ovulação.
  • Após a ovulação. Haverá menos muco após a ovulação. Pode ficar mais espessa, turva ou pegajosa novamente. Ao mesmo tempo, podem haver dias secos durante esse período.

Considerações finais

⚠️Atenção: Corrimento clara de ovo indica dias férteis. Então, para quem quer engravidar, faça sexo durante uma semana à partir do primeiro sinal de muco clara de ovo, dias alternados para garantir a fecundação. Caso engravidar não seja o objetivo, então recomenda-se que não tenha relação sexual desprotegida durante 10 dias.

Em suma: a secreção de muco cervical é uma parte normal do ciclo de uma mulher. Não é nada para se preocupar. O corrimento clara de ovo nada mais é do que um indicativo de dias férteis. Não deve ter cor, nem cheiro. Assim, informe ao médico se notar algum corrimento de cor anormal, com mau cheiro ou se sentir coceira ou vermelhidão. Ele fará um exame clínico, exames de sangue, de urina e do muco cervical.

Artigos médico-científicos: Advances in Contraception [1]

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo