Seios doloridos: Por que meus seios doem antes da menstruação?

19107
Seios doloridos: Por que sinto dor nos seios antes da menstruação?

“Por que sinto os seios doloridos antes da menstruação?” Essa é uma pergunta clássica de muitas mulheres que sofrem de dor nos seios na TPM. Esses sintomas desconfortáveis variam conforme as concentrações hormonais do período menstrual na mulher. Existem duas fases no período menstrual. A primeira, a folicular – dura do primeiro dia do ciclo até a ovulação – os níveis de estrogênios aumentam.

Na segunda fase, a lútea – que inicia na liberação do óvulo e vai até o primeiro dia do ciclo – a produção de progesterona aumenta preparando o útero para uma possível gravidez. Quando não há concepção o corpo libera esses hormônios (pois não há mais necessidade dos mesmos) e tudo volta ao normal. E assim recomeça um novo ciclo. Mas isso a gente já sabe…

Culpa dos hormônios?

A presença de estrogênios é condição fundamental para mastalgia cíclica (dor localizada na mama no período pré-menstrual), mas não há relação comprovada cientificamente entre níveis elevados e presença de sintomas. Então, na fase lútea, o estradiol, um dos hormônios estrogênicos, exerce ação vasodilatadora e a progesterona aumenta a permeabilidade vascular, facilitando a passagem de fluidos para o espaço intersticial no tecido conjuntivo. Dependendo da quantidade de líquido acumulada, pode surgir desconforto seguido de sensação de peso ou de inturgescência nos seios. Acontecido a menstruação, o fluido é reabsorvido pelo organismo, o volume das mamas volta ao normal e o mal-estar desaparece.

Sentir os seios doloridos acompanhados de pontadas agudas e presença de nódulos. As pontadas ou dores latejantes, decerto, são causadas pelas terminações nervosas sensíveis esmagadas pelo tecido conjuntivo túrgido. Quanto aos nódulos, eles são bem pequenos e se desfazem a cada novo ciclo. É por isso que, quando se for fazer um exame clínico, o ideal é ir logo após a menstruação, quando não há aumento de densidade nem dor nas mamas.

Experimentar dor nos seios em seu período, somente indica que seu corpo está produzindo níveis adequados de hormônios femininos. É natural. Se você sentir dores exageradas nos seios antes, durante e após seu ciclo menstrual, fale com seu médico. Ele poderá prescrever um teste de hormônios, pois pode estar havendo algum desequilíbrio.

Seios doloridos: quando ir ao médico?

A Dra. Debra Rose Wilson [1], especialista em medicina holística da Walden University , diz que as alterações mamárias súbitas ou preocupantes devem ser discutidas com o médico . Embora a maioria dos sintomas como seios doloridos e inchaços nos seios sejam inofensivos, esses sintomas podem ser sinais de alerta de infecção ou outras condições médicas. Entre em contato com seu médico se você notar:

  • nódulos mamários novos ou mutáveis
  • secreção do mamilo, especialmente se a descarga for marrom ou sangrenta
  • mamas doloridas a ponto de interferir no sono ou de realizar tarefas diárias
  • nódulos unilaterais, ou nódulos que ocorrem apenas em um peito.

Seu médico, decerto, realizará um exame físico. Ele  solicitará mais informações sobre seus sintomas. Contudo, observe os perguntas abaixo para que não esqueça de informar a ele.

  • Você notou alguma descarga do mamilo?
  • Quais outros sintomas (se houver) você está tendo?
  • Dor e sensibilidade mamária ocorrem em toda menstruação?
Opinião médica: Dra. Debra Rose Wilson [1]