Você troca a cueca todos os dias? Veja o que acontece se você usar a mesma cueca de novo!

36720
Câncer de pênis:o que acontece se você usar a cueca suja de novo?

Essa é uma ótima pergunta: você troca de cueca todos os dias? Talvez a maioria dos homens respondam: “Sim, eu troco minha cueca todos os dias”. Contudo, ainda há uma porcentagem que não adota essa prática. Talvez por preguiça ou comodidade, pode, eventualmente, repetir a cueca algumas vezes. O  câncer de pênis é um problema que  acontece se você usar a mesma cueca suja de novo.

O fato é que, embora você possa duvidar há sim um pequeno grupo de homens capazes de manter a mesma cueca duas ou mais vezes. Isso é perigosíssimo para a saúde íntima masculina e, por tabela, feminina também. Um estudo, realizado na França e Reino Unido (1),  revelou que 27% dos homens franceses reconhecem que usam a mesma cueca por vários dias consecutivos. Ao mesmo tempo 18% dos ingleses, tem o mesmo hábito. E pior, 4% dos franceses assumiram usar a mesma cueca por seis vezes, sobretudo, no inverno. Veja o que pode acontecer se você deixar de trocar a cueca depois do banho.

Proliferação de germes

Isso é obvio! Nossas partes íntimas são ambientes perfeitos para proliferação de micro-organismos como as bactérias e fungos. Toda região íntima do homem, reúne umidade, pouca circulação de ar, pelos e tudo mais. Além disso, há ali resquícios de suor, células da pele, resquícios de urina e até de fezes. Diversas espécies de bactérias conseguem fazer das dobras de pele um meio de cultura para elas. Não trocar a cueca é um pecado para a higiene íntima. Isso, não ajuda o sistema imunológico a lutar contra os germes. Desta forma, uma proliferação de fungos – Candida albicans ou Aspergillus sp., por exemplo – tem muito mais chances de evoluir para uma infecção mais grave.

Uretrite

A inflamação ou infecção da uretra pode, com certeza, ser causada ou piorada pelo uso de cueca suja. Conforme já explicado, a proliferação de bactérias fica fácil quando não há higiene. A uretrite é causada, principalmente, por bactérias – como a Nesseria gonorrheaeChlamydia trachomatis – que ao penetrar no canal da uretra podem desencadear infecções. Aquela última gota d urina na cueca, carrega diversos tipos de bactérias e se a mesma cueca é usada  dois ou mais dias, essas bactérias fazem a festa. Assim, o trato urinário fica bastante suscetível a uretrite.

Dermatites

Com a proliferação de germes, na região íntima, a pele acaba sendo também infectada. O homem pode passar a sentir coceira intensa na região dos testículos e virilha. De forma que vai coçando, até mesmo sem perceber, vai arranhando a pele. O resultado disso, é mais infecção bacteriana e feridas que podem até infeccionar o local. . Para que essas feridas cicatrizem, é necessário de ajuda médica. É um processo lento, e muitas vezes doloroso. Na maioria dos casos é necessário ir a um dermatologista e aplicação de medicação tópica.

Câncer e amputação do pênis

Não queremos assustar você, mas de acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) cerca de 1000 homens têm o pênis amputado parcial ou totalmente todos os anos. E o motivo, na maioria das vezes, é a higiene precária da região íntima.

Na verdade, o câncer de pênis é considerado raro. Representa apenas 2% de todos os tipos de câncer no Brasil. Está, sobretudo, associado a homens que não passaram por circuncisão e possuem má higiene íntima. Isso quer dizer que os casos de câncer de pênis que resultam em amputação acontecem por que muitos homens não lavam seus pênis corretamente, ou simplesmente, não lavam de jeito nenhum. Assim, as complicações surgem quando as feridas aparecem. Há um crescimento de células cancerosas e quando o homem resolve buscar ajuda, a única saída para o problema é a amputação (2) .

Em suma, não trocar a cueca é um problema grave de falta de higiene íntima. A cueca, no final do dia, carrega restos de urina, fezes, pele, suor. Ao mesmo tempo, é uma cultura de bactérias. Aliás, as cuecas, assim como as calcinhas, devem ser lavadas separadas das demais roupas. Neste caso, se possível, usando água quente para garantir a higienização.

Referências médicas: (1) (2)