Quando tomo muito café fico com diarreia. Café tem efeito laxante?

Café te deixa com diarreia? Entenda o efeito laxante do cafezinho

“Quando tomo muito café sempre fico com diarreia. Até evito tomar café de manhã para não passar constrangimento até chegar no trabalho. Estava lendo que um simples cafezinho tem efeito laxante. Isso é verdade?” (Claudio Abreu).

Cláudio, que o café é estimulante e tem a capacidade de nos manter “ligados”, nós já sabíamos, não é mesmo? Mas segundo um estudo, publicado no GUT (1), um jornal especializado em gastrenterologia, o café induz uma resposta gastrointestinal em algumas pessoas minutos após ser consumido. O estudo não identificou a causa exata para este fenômeno, mas os investigadores têm como hipótese de que a bebida  atinge de alguma forma, o tecido epitelial que reveste o estômago e o intestino delgado.

A pesquisa revelou também, que o café promove a libertação da gastrina – um hormônio produzido no interior do estômago. Esta substância, a saber,  é conhecida por promover o aumento da atividade motora do cólon (porção maior do intestino grosso). Assim, sendo esta área do cólon muito próxima do reto, os pesquisadores concluíram então que o aumento da atividade poderia ser responsável pelos efeitos laxantes do cafezinho.

Alguns especialistas de saúde defendem a teoria de que é a cafeína encontrada provoca as contrações no cólon aumentem. Contudo, o estudo descobriu que em certas pessoas, até mesmo a bebida descafeinada incita a necessidade de evacuar. Por isso, os pesquisadores concluíram que a cafeína não é responsável por esse efeito laxativo. Mas, há de fato, outra substância presente no café que é responsável pelo efeito laxante conhecido.

O que sabemos é que existem no café, compostos que podem aumentar a acidez estomacal. Quando pH do estômago fica muito baixo, o organismo entende que há alimento precisando ser digerido. Então, há um aumento nos movimentos peristálticos do intestino. É como se ao tomar uma xícara do cafezinho, o sistema digestório todo entendesse que há uma refeição precisando ser digerida.  Esse movimento, juntamente com a gastrina, dá um urgência na vontade de evacuar. Daí, sabe-se que em algumas pessoas o processo desencadeia uma diarreia.

 

Artigo Cienbtífico:  (1)