Curiosamente, até o início do século 19 as pessoas não se divertiam nas praias. O mar, se limitava a pesca e transporte marítimo. Somente no começo dos anos 1800s é que as pessoas passaram a utilizar a praia como lazer. Vamos desfrutar algumas imagens incríveis da “praia vintage” mostrando trajes, costumes e comportamento vintage. Todas as imagens são do final do século 19 e início do século 20, entre os anos de 1890 e 1910.
Essa foto foi feita no ano de 1910 em Palm Beach, na Flórida. Apesar de já termos saído do século 19, as mulheres ainda eram bem contidas. A maioria delas ainda não usavam os trajes de banho inventados nos anos 1890. Ao mesmo tempo, não tinham muita afinidade com o sol. Os homens, usavam shorts e camisetas para entrar no mar. Mas, se fossem apenas acompanhar uma dama, sem entrar na água, usavam terno.Foto de 1910. Casais namoram na praia. Embora ir à praia estivesse se tornando moda, as mulheres faziam muita questão de manter a pele branca. Uma mulher elegante tinha a pele intocada pelo sol. Por isso, as mulheres muitas vezes usavam xales, luvas e chapéus de abas largas. Usavam vestidos de manga longa para manterem seus braços branquinhos.
Daytona Beach, ano de 1900, crianças curte a praia com a mãe. Nesta imagem, vemos duas meninas usando os trajes de banho da época. Contudo, a mãe, muito preocupada em manter a pele branca, usava vestido longo e chapéu de abas.Foto de 1892, última década do século 19, em Yarmouth, no Canadá. Mulheres brincando na praia. Muito vintage! Sempre protegidas do sol. O maior problema é que nessa época, ainda se prezava muito a pele o mais branca possível. Ter a pele bronzeada, mostrava que a pessoa era “pobre” trabalhava em lavoura de sol a sol. Assim, todos buscavam manter suas peles bem pálidas o tempo todo. Isso, decerto, era sinônimo de status.Mulheres se divertindo na praia em 1910. O cuidado para não mostrar o corpo e sobretudo, não molhar o cabelo era imenso. É possível que, se quer davam o belo mergulho.Esse casal de namorados do ano 1904 não parecia animado. Ela usava o vestido de praia e, ele, o conjunto (tipo pijama) que os homens da época usavam. Ainda era muito abusivo o homem ficar sem camisa perto da mulher, ou em público.Amigos passeiam na orla da praia de cavalo e carroça em 1901. Assim como hoje, os rapazes e moças exibem seus carros e motos na orla das praias, no passado eles chegavam lá a cavalo ou carroça.Tendência do século 19. Por falar em carroças, não podemos esquecer as “carroças de praia”. A saber, “máquinas de banho”, como também eram conhecidas: pequenas casas de madeira que eram colocadas na água. Uma pessoa cabia lá dentro, e era lá que a mulher modesta vitoriana passaria o dia na praia. Assim, ela tinha total privacidade, sem ser vista. Um cavalo puxaria a cabana de volta para a areia, onde a mulher recolocaria suas roupas comuns. isso sim é muito vintage!A preferência era por roupas de praia escuras. Em primeiramente, essas roupas ao se molharem não exibiam transparência. Ao mesmo tempo, as pessoas tinham muito medo do mar, nessa época. Assim, a roupa escura era mais fácil de serem localizadas caso fossem arrastados pela onda.
Bônus do início do século 20
Essa imagem mostra um funcionário, talvez da prefeitura local, medindo a roupa de banho de uma jovem em 1922. O que acontece é que as mulheres começaram a ousar mais, tanto nas praias como nas ruas. Então, ao que parece, havia uma lei que determinava a quanto do joelho a roupa de banho devia estar. Se fosse curta demais, a mulher não podia frequentar a praia pública.Adolescentes na praia em 1917. As mulheres já haviam abandonado a mangas nas roupas de banho. Mas, ainda protegiam o sol no rosto. Os rapazes ainda não mostravam o peito, mas já usavam camisetinhas.