Animais

Se você tem medo de aranhas nunca use roupas dessa cor, diz estudo!

Se você tem medo de aranhas nunca use roupas dessa cor, diz estudo!
5 (100%) 1 vote

A aracnofobia – medo de aranhas – não é nenhuma frescura como muitos dizem. Algumas pessoas realmente têm aversão por aracnídeos e para ficar longe delas, fazem qualquer coisa. Se esse é seu caso, cientistas da Universidade de Cincinnati, nos Estados Unidos, têm uma novidade para você. Eles garantem que a cor das suas roupas pode ajudar a afastar as aranhas de você.

É verdade. Um estudo realizado com aranhas aranhas-pavão em 2017 descobriu que essas espécies realmente podem enxergar cores. Aliás, este é um dos artifícios dos machos para conquistar as fêmeas. Intrigado com isso, George Uetz, professor de biologia na Universidade de Cincinnati, passou a questionar se outras espécies também podiam ver cores. A surpresa foi grande quando descobriu que as aranhas, sobretudo as aranhas-lobo, podem ver a cor verde. Por causa disso, se sentem atraídas por essa cor.

Ele explicou que enquanto os humanos, possuem uma visão tricromática (ou seja, enxergamos as cores vermelho, verde e azul), esses aracnídeos têm uma visão dicromática. Ou seja, eles percebem apenas verde e ultravioleta. Desta forma, o verde é uma cor atraente para esses aracnídeos. Logo, evitar usar roupas desta cor pode ser uma boa tática para não atrair estes bichos para perto de você.




Aracnofobia: Se você tem medo de aranhas não use roupas verdes, nunca!

Aracnofobia: Se você tem medo de aranhas não use roupas verdes, nunca!

Evolução



Natureza é sábia em tudo. A capacidade de distinguir mais o verde do que qualquer outra cor serve a um propósito evolutivo. Os encontros de acasalamento que acontecem na primavera e no verão provavelmente ocorrerão com um pano de fundo verde. Assim, saber distinguir essa cor é uma importante estratégia para encontrar o parceiro em meio a outras cores.

Assim, se você é um aracnofóbico assumido, passe a evitar roupas e acessórios de cor verde ou próximos do verde. As aranhas realmente gostam e se sentem atraídas por essa cor. Uma blusa verde, por exemplo, pode fazer uma aranha pular em você!

Leia também: Ciência explica: Por que nós temos medo de @ranhas?

iflscience / thesun


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo