Peixe-anfíbio: O peixe que pode sair da água e andar por aí!

Essa natureza não tem limites! Os peixes do gênero Periophthalmus, também conhecido como “Saltador do Lodo” são peixes que possuem características que os fazem parecer, ou pelo menos agir como, anfíbios. A posição dos olhos definiu o nome do gênero: Periophthalmus que significa “olhos posicionados na região periférica”. Este gênero tem até agora 17 espécies descritas!

Os peixes são pequenos, geralmente encontrados no lodo, nas regiões costeiras tropicais e subtropicais do Indo-Pacífico e na costa ocidental de África, em ecossistemas como os manguezais que temos aqui. Por causa de magníficas adaptações a vida anfíbia, são bichos extremamente ativos fora da água, inclusive podem saltar e tudo.

Para essa capacidade anfíbia, suas adaptações são inúmeras e inclui mudanças na anatomia como a presença de barbatanas peitorais modificadas que funcionam como patinhas para se locomover. Como os anfíbios possuem capacidade de respirar através da pele, da mucosa oral e da faringe, mas também possuem câmaras branquiais, que podem reter água, permitindo aos peixes continuar a retirar oxigênio dessa água, mesmo quando estão fora dela. Outra importante adaptação é a capacidade de fazer escavações profundas em sedimentos macios, que ajudam o animal na termorregulação, evitar predadores e ainda são como “maternidades”, uma vez que é ali que os Periophthalmus desovam e guardam os ovos até à eclosão. Mesmo enterrados no lodo, as câmaras branquiais permitem que ele controle bem o oxigênio que o corpo necessita.

saltador-do-lodo
Os peixes do gênero Periophthalmus, também conhecido como “Saltador do Lodo” são peixes que possuem características que os fazem parecer, ou pelo menos agir como, anfíbios.

Como seus olhos são enormes, eles possuem uma excepcional visão e tem noção exata das distâncias. Ele pula de um lado para o outro com uma agilidade surpreendente para um peixe comum. Para comer ele prefere vermes, crustáceos e pequenos animais que vivem no lodo. Show!

Figure_10
Para essa capacidade anfíbia, suas adaptações são inúmeras e inclui mudanças na anatomia como a presença de barbatanas peitorais modificadas que funcionam como patinhas para se locomover.
periophthalmus-argentilineatus
Quanto mais eu estudo, mais acho que tenho que estudar!

——————————————————