Sua saúde

Bicarbonato de sódio realmente clareia os dentes? Veja o que os dentistas falam sobre isso

Como clarear os dentes com bicarbonato? Isso realmente funciona?

Bicarbonato de sódio realmente clareia os dentes? Veja o que os dentistas falam sobre isso
3.8 (76.19%) 21 votes

Como clarear os dentes com bicarbonato? Clareamento dental caseiro com Bicarbonato de sódio funciona? Essa é uma boa pergunta. Já faz tempo que o bicarbonato de sódio se tornou o “coringa” para muitas pessoas. Tem sido usado, na pele, nos dentes, na limpeza da casa e outros. Afinal, com o passar do tempo, é natural que nossos dentes escureçam, acabem manchando e ganhando aspecto de velhos e mal cuidados.

Dentes brancos realmente dão à fisionomia um aspecto mais saudável e bonito. Os procedimentos de clareamento dental devem ser indicados pelo dentista. Ele, de fato, fará as devidas indicações e analisar os motivos do escurecimento. Muita gente recorre a receitas caseiras para o clareamento. Ao mesmo tempo que muita gente tenta clarear os dentes com água oxigenada, o uso do Bicarbonato de sódio lidera os ingredientes indicados para clareamento. Mas será que essa substância clareia é mesmo uma forma eficiente de como clarear os dentes?




Mas porque os dentes ficam amarelados?

Pouca gente sabe mas o esmalte dos dentes é poroso. Assim, tudo que comemos diariamente acaba preenchendo as porosidades do dente. É por isso que ao tomarmos vinho ou um preparado de açaí os dentes ficam imediatamente roxos. Isso não é de todo um problema. Ao escovarmos corretamente, a cor desaparecerá. Mas, existem outros alimentos e bebidas que mancham os dentes de uma maneira mais profunda. Desta forma, com o tempo, eles perdem a cor branca e ganham uma cor desbotada, que vai do amarelo ao marrom e é desagradável.

Bebidas escuras, como é o caso do café, chá e refrigerantes (como Fanta® e Coca-Cola®) estão no topo da lista de produtos que causam as manchas. O cigarro e uma má higiene bucal também ajudam a prejudicar o quadro, ou seja, aumentar a porosidade do esmalte do dente.

Há de se considerar também, que, com o avançar dos anos, os dentes permanentes apresentam também uma tendência ao escurecimento. Ficam, neste caso, amarelados ou muito amarelos, pois a camada de esmalte que reveste a coroa dos dentes vai sofrendo um desgaste natural. Por isso, muita gente acaba buscando uma maneira eficiente de como clarear os dentes.

Bicarbonato de sódio na limpeza dental

O uso do bicarbonato para fins odontológicos é, de fato, comum. Tradicionalmente, os dentistas utilizam aparelhos alimentados com água e bicarbonato de sódio que emitem jatos fortes da mistura. Através de jatos sob pressão de bicarbonato de sódio – água e ar –  o dentista retira toda a placa bacteriana.

Um estudo publicado na Revista de Odontologia da USP (1) , avaliou o efeito do jato de bicarbonato de sódio sobre o esmalte de dentes permanentes humanos. Após comentar sobre as opiniões controversas de outros estudos, os autores  concluíram que não há dúvidas de que o spray de bicarbonato de sódio-água-ar sob pressão é uma técnica de profilaxia eficiente na remoção da placa bacteriana e manchas do esmalte. Além disso, o procedimento, permite alcançar fossas e fissuras que jamais teríamos acesso usando outros métodos. Ao mesmo tempo, durante todos os testes não houve qualquer dano no esmalte dos dentes estudados.

Porém, de acordo com os dentistas da Clínica Munhoz, de São Paulo (2), por ser um produto abrasivo, o seu poder é de ajudar a LIMPAR a superfície dentária, por meio de uma ação esfoliante, contribuindo, assim, para a remoção da placa bacteriana. É por isso que os dentes acabam por parecer mais brancos – na verdade, eles estão apenas mais limpos.

Os especialistas da clínica, ainda alertam que o importante, o bicarbonato de sódio utilizado em consultório  é diferente. Ele vem numa versão extrafina, específica para o uso odontológico. E mais: o bicarbonato comprado nos supermercados pode causar prejuízos à sua saúde bucal se usado de forma indiscriminada.

Então, como clarear os dentes com bicarbonato?

Se formos buscar na internet dicas de como clarear os dentes com bicarbonato, vários sites irão te recomendar o alguma receita. A mais famosa é aquela que mistura o creme dental com o bicarbonato. Outros preferem usá-lo puro na escova dental úmida, o que segundo as dicas é uma forma mais eficiente de como clarear os dentes com bicarbonato. Outros vão além, e usam uma mistura de bicarbonato com limão para promover o clareamento.

Embora alguns dentistas digam que essas receitas possam resultar em uma discreta mudança, não promove o clareamento efetivo dos dentes. Ou seja, não é um método eficiente de como clarear os dentes.  Ao contrário, ela pode ser muito prejudicial à saúde bucal e em muitos casos, pode ser até perigoso! Alguns especialistas citam pacientes que tem sangramento na gengiva e até mesmo gengiva inchada e inflamada, por uso de bicarbonato.

De acordo com site americano da Colgate (3), o Bicarbonato de sódio em pó é uma substância altamente abrasiva, que funciona como um “esfoliante” nos dentes. Quando usamos essa substância junto  com a escovação, ela realmente ajuda a remover placa bacteriana. Além disso, remove a sujeira e até algumas manchas do dente, dando a sensação de que ficou mais branco. Mas, na verdade, os dentes estão apenas mais limpos do que o costume.

Pode ser um perigo!

Por causa da sua propriedade abrasiva, o uso ininterrupto do Bicarbonato resulta em corrosão no esmalte. Isso provoca sensibilidade dentária, fazendo com que o dente fique mais suscetível a infecções. Assim, o produto também pode alterar o pH da boca e provocar erosão ácida. Em síntese, causará hipersensibilidade e alteração na estrutura e forma dos dentes. As coisas podem ainda ficar piores quando é misturado o limão com bicarbonato.

O estudo da USP (1) diz também que ainda é necessário que se conheça, com maior precisão, o significado clínico real do uso de bicarbonato,  a longo prazo. Assim, será possível esclarecer definitivamente essas dúvidas, muitos trabalhos experimentais ainda terão que ser realizados.

Como já dito, muitos dentistas usam jatos de bicarbonato em pó para remover a placa bacteriana mais agarrada na boca dos pacientes. Esse procedimento é realizado ocasionalmente e deve ser feito apenas pelo dentista e em casos julgados como necessários. Para os pacientes que buscam um clareamento dental, devem buscar o procedimento diretamente com seu dentista.

Artigo Científico: (1)

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma Resposta

Topo