Homem

Esperma ralo, fino e transparente: Médicas explicam o que pode ser

Esperma ralo, fino, aquoso e transparente: o que pode ser?

Esperma ralo, fino e transparente: Médicas explicam o que pode ser
Esse texto foi útil para você?

Assim como as mulheres vivem preocupadas com sua saúde íntima, os homens também têm suas neuras. Eles se preocupam com o aspecto do genital, bem como com as características do esperma. Estão certos de se preocupar, pois o aspecto do sêmen pode indicar problemas de saúde. Mas, e quando se deparam com um esperma ralo, fino, aquoso e transparente: O que pode ser? Será que é um indício de infertilidade?

Primordialmente, deixamos claro que o aspecto fino e transparente do sêmen nada tem a ver com a infertilidade. De acordo com a médica de família, Dra. Nicole Geovana, da Universidade Federal de Pernambuco, a consistência e textura do sêmen varia de homem para homem. Até a alimentação pode influenciar. Assim, o fator decisivo para a infertilidade é a quantidade de espermatozoides presentes no fluído.  Há, no entanto, razões para que o esperma mude de aparência de vez enquanto.

Segundo a Dra. Aline Wegmann, médica especialista em medicina alternativa, O esperma grosso é mais viável para fecundação. “É certo que, na tentativa de se aderir à parede do útero com maior facilidade, o sêmen tende a se exibir mais denso”, disse. Mas, o que levaria o esperma a ficar ralo, então?




Tempo da última ejaculação

Normalmente, o primeiro sêmen expelido durante uma relação, ou manipulação íntima é mais denso. “Relações e masturbações em excesso o deixam mais ralo e escasso devido à falta dos componentes do sêmen”, explicou Dra. Aline. Isso porque, houve um tempo viável para o acúmulo de substâncias produzidas pela próstata, dentre elas a fosfatase ácida e ácido cítrico.

Contudo, a partir do segundo volume ejaculado, é normal que o esperma esteja mais ralo, fino e aquoso, que o primeiro. E, assim será sucessivamente. Os próximos, naquele dia, virão mais aguados e em menor quantidade. Mas, isso, repito: não indica que ali não tenha espermatozoides.



Leia também: Sangue no εsperma: há algo errado com você? Médico explica

Organismo bem hidratado, que bom!

Aqui mesmo, uma especialista já explicou que o esperma grosso e grudento, geralmente é sinal de desidratação. Assim, o esperma mais fluído é sinal que o corpo está bastante hidratado. Aliás, isso é bom! “O sêmen de um indivíduo que ingere pouco líquido, certamente apresentará consistência mais densa e clara do que o de outro que se hidrata constantemente”, explicou Dra. Aline Wegmann.



Esperma ralo, fino, aquoso e transparente: o que pode ser?

Tanto o aspecto leitoso, quanto o aspecto aquoso não são indicativos de doenças. Então, não se preocupe se seu esperma estiver ralo.

Quando se preocupar?

Ter um sêmen aquoso, ralo e transparente, não é sinal de problema, nem de doença e muito menos de infertilidade. Contudo, o homem precisa se preocupar com outras características, como presença de sangue no esperma, coloração amarelada e mau cheiro, por exemplo.

Leia também: Especialista explica que εsperma grosso e grudento é falta de líquido no organismo

FAED / MR

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo