Como saber se a Pílula do Dia Seguinte funcionou? Haverá sangramento?

Como saber se a pílula do dia seguinte funcionou? Haverá sangramento?

A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de urgência, geralmente, utilizado após relações sexuais desprotegidas para evitar uma gravidez indesejada.

É, na verdade, uma conquista das mulheres. No entanto, muitas mulheres ainda desconhecem como saber se a Pílula do Dia Seguinte funcionou. A

lém da dúvida se haverá sangramento ou não.

De acordo com a Dra. Nicole Geovana, Médica da família e comunidade, a pílula do dia seguinte evita a ovulação da mulher e impe que o espermatozoide se una ao óvulo.

Se esta união já ocorreu, mas o ovo ainda não se fixou no útero, a pílula também atua.

No entanto, se fixação do ovo no útero já tiver acontecido, a PDS já não pode fazer efeito e a gravidez já estará estabelecida.

A dica, segundo a médica é que a pílula seja tomada até 72 horas após a relação sexual.

Um estudo publicado na revista científica American Journal of Obstetrics & Gynecology, revelou que estudos estatísticos afirmam que  a eficácia da pílula do dia seguinte é cerca de 95%, mas deve ser tomada de preferência nas primeiras 24 horas.

Após as 72 horas, as chances de gravidez são bastante aumentadas.

Mas quando ela é tomada no mesmo dia, é pouco provável que a mulher engravide.

Por isso, o nome do medicamento é: Pílula do Dia Seguinte.

Veja o vídeo do nosso canal sobre pílula do dia seguinte. Aproveite e se inscreva no nosso canal!

Mas como saber se fez efeito?

De acordo com o Dr. Charles Schwambach médico colunista do site Link Saudável, a eficiência da pílula do dia seguinte está relacionada com o dia do ciclo menstrual em que ocorreu a relação e o tempo decorrido entre a relação e a tomada da pílula (que deve ser o mais rápido possível para uma maior eficiência).

O médico ainda explicou que só existe uma maneira de ter certeza se a PDS fez o seu efeito e evitou a gravidez:  fazendo um exame de gravidez e seu resultado for negativo!

É uma resposta boba, mas essa é realmente a única forma de ter certeza.

Sangramento indica que fez efeito?

Dr. Charles explicou que o sangramento após tomar a pílula do dia seguinte não é garantia de que a pílula funcionou adequadamente e evitou uma gravidez.

Da mesma forma, a ausência de sangramento logo após tomar a pílula do dia seguinte não é sinal de que a mulher engravidou.

Ele insiste que a única forma de saber com segurança é fazendo um teste de gravidez.

artigo científico: Cynthia Harper & Charllote Ellertson