Sua saúde

Dor de ouvido: aprenda a identificar porque você está tendo tanto problema com isso

O que é bom para dor de ouvido

Dor de ouvido: aprenda a identificar porque você está tendo tanto problema com isso
3.7 (73.33%) 3 votes

Dor de ouvido é uma das dores mais perturbantes que existe.  A verdade, é que ela pode surgir de diferentes intensidades, em uma ou nas duas orelhas e ainda, estar relacionada a outras razões. Nem sempre surgem devido a um problema no ouvido, mas também em regiões próximas, como a garganta ou até os dentes.

É importante saber identificar o motivo da dor, pois, como já dito, as causas podem envolver outras estruturas e não apenas o ouvido. As manifestações são bastante dolorosas e é imprescindível procurar um médico (otorrinolaringologista) para descobrir qual é o seu tipo de problema. O interessante é que as causas da dor de ouvido podem ser identificadas através dos sintomas e de quando eles surgem. Veja a seguir.




Dor de ouvido e garganta

Quando a dor de ouvido vem junto com um dor de garganta, você pode estar com Otite – infecção do ouvido. Essa infecção, a saber, pode alastrar para a garganta. Assim sendo, pode provocar febre acima de 38ºC. A dor de ouvido é em forma de pontada. O recomendado é consultar o médico para iniciar o tratamento com antibióticos.

Dor de ouvido no avião



Muita gente sofre com dores de ouvido durante viagens de avião. Essa dor é provocada pela diferença de pressão que ocorre, sobretudo, quando o avião está decolando ou aterrissando. Assim, a dica é mastigar chiclete ou forçar o bocejo nesses momentos. Entretanto, no caso dos bebês, dar um pouco de água pela mamadeira é uma boa forma de aliviar a dor.

Usar hastes flexíveis (Cotonetes) no ouvido pode perfurar seus tímpanos, deslocar os ossículos do ouvido e te deixar surdo!

Dor de ouvido quando engole

Esse sintoma é clássico de infecção de garganta. Isso porque, a garganta é um órgão próximo ao ouvido. A amigdalite (inflamação das amigdalas) ou tonsilite (inflamação das tonsilas), também podem provocar dor no ouvido. Nestes casos, então, é aconselhado consultar o médico para iniciar o tratamento com anti-inflamatórios ou antibióticos.



Dor no ouvido e mandíbula

Se seu ouvido está doendo ao mesmo tempo que a mandíbula dói ao mover ou não, você pode estar com algum problema na articulação da mandíbula. Pode se artrite ou deslocamento da articulação, que geram uma inflamação atingindo também o ouvido. Isso acontece porque a articulação está interligada com o ouvido e ao bocejar ou mastigar ambos acabam tendo o reflexo de dor.  Nestes casos pode-se colocar uma compressa quente junto do ouvido e da articulação da mandíbula para aliviar a dor. No entanto, é indispensável buscar ajuda de um otorrinolaringologista para iniciar o tratamento correto.

Médicos retiram cerca de 1000 formigas do ouvido de menina. [com vídeo]

Dor de ouvido e ao mastigar

É comum que o nascimento do dente siso cause dores no ouvido. Como  este é o último dente a  entrar em erupção em nossa cavidade oral, muitas vezes eles não encontram espaço adequado e acaba ficando preso em posições estranhas. O resultado é um trauma crônico na parte interna da bochecha, dor e inflamação. Esta dor é muitas vezes sentida exatamente nos ouvidos. Um dentista conseguirá avaliar se a causa é essa.

tuasaude 

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo