Quem tira meleca do nariz pode estar colocando a saúde em risco!

A ciência é controversa! Isso é fato. Depois de cientistas publicarem estudos afirmando que pessoas que comem meleca fortalecem o sistema imunológico, o Dr. Erich Voigt, otorrinolaringologista da Universidade de Nova Iorque, publicou um vídeo no canal do site Tech Insider no YouTube explicando o que acontece dentro de seu nariz quando você tira meleca.

O hábito de tirar meleca do nariz é conhecido no meio médico como Rinotilexomania. Ao criar este hábito, involuntariamente acabamos arranhando a mucosa da cavidade nasal. Essas feridas sangram, e seu sangue se torna alimento para todos os germes que vivem lá. Uma das preocupações dos especialistas é que que cutuca o nariz está significativamente mais propenso a carregar Staphylococcus aureus em seu corpo. Isso já foi comprovado em um ESTUDO da Universidade de Cambridge que também alertou para consequências como infecções de pele, como abcessos, infecções respiratórias, como a sinusite, e intoxicação alimentar.

É claro que muita gente cutuca o nariz diariamente e estão bem, nunca tiveram problemas. Um ESTUDO publicado no publicado no Journal of Clinical Psychiatry constatou que 90% das pessoa admitiu que tira meleca do nariz regularmente. Na verdade, cutucar o nariz não mata ninguém, mas poderia causar um problema sério em pessoas com baixa imunidade. Além disso, aumentar as possibilidade de cultivar Staphylococcus no corpo não é uma coisa inteligente, mesmo em pessoas saudáveis.

Então, se você é um tirador de meleca constante, não é o fim do mundo. Mas seria interessante assoar o nariz da próxima vez, ou pelo menos pegar um lenço de papel em vez de usar as unhas!

Site: lifehacker / hypescience
Artigos:  Nose Picking and Nasal…  / Rhinotillexomania: psychiatric...
Imagens: Reprodução/ discipulosdepeterpan