Essa é boa: Cientistas afirmam que quem come meleca é mais saudável!

4178

“Outro dia um professor disse que comer meleca do nariz melhora nossa imunidade. Pelo amor de Deus! Isso é verdade?” (Vitória Damasceno)

Realmente, em 2013, um cientista canadense, Scott Napper, afirmou que a mucofagia o ato de comer meleca – pode estimular o sistema imunológico, e com isso fazer bem a saúde. Segundo ele, pequenas quantidades são inofensivas, mas servem para estimular a produção de anticorpos contra os germes encontrados junto ao muco.

A meleca do nariz é uma substância visguenta que, apesar de repugnante, é muito importante para o organismo. Provém de uma secreção produzida naturalmente pelo corpo. As glândulas secretoras produzem em média um litro de muco, para umidificar o ar inspirado, diluir substâncias nocivas inaladas e como barreira à entrada de partículas e microrganismos. No muco, encontram-se além de proteínas, hidratos de carbono e água, imunoglobulinas e enzimas que nos servem de bloqueio aos agentes patogênicos que querem entrar em nosso sistema. O excesso da produção nós ingerimos todos os dias, pois os mecanismos encontrados na mucosa nasal o empurram a nossa garganta adentro.

Já a meleca se forma quando essa secreção entra em contato com o ar que respiramos, e este, como sabemos, tem impurezas e microrganismos que se gruda ao muco. Tanto que, quando ficamos em um lugar muito poluído a produção da secreção nasal aumenta para reter as impurezas e evitar que ela chegue aos pulmões. Os cílios, encontrados na estrutura nasal, estão sempre em movimento e levam aquela massinha misturada com poeira e germes para a abertura do nariz.

Mas, enfim, se vamos falar de coisas malucas que nos poderiam dar uma dose extra de patógenos para estimular nosso sistema imunológico (eca!), então seria tão bom quanto lamber maçaneta, lamber ferro de ônibus ou até seu animal de estimação, roer unhas, pôr notas de dinheiro ou o celular na boca, comer frutas na feira sem lavar, etc.

Mas será que é necessária tamanha falta de educação e nojeira? Estamos em contato todo tempo com microrganismos patogênicos, sem a necessidade de extrapolar o bom-senso!

E a propósito, não há evidências que apoiam essa teoria de comer meleca, nem nenhum estudo sobre o assunto, e acredito que não haja voluntários para cobaias para fundamentar essa pesquisa.

Higiene é fundamental para uma vida saudável.

Fonte: todayifoundout