Menos meninos podem estar nascendo no Japão devido às severas mudanças climáticas

Um estudo publicado no jornal Fertility and Sterility, sob supervisão do Dr. Misao Fukuda, da M&K Health Institute, concluiu que devido às flutuações de temperatura ocorridas no Japão nos últimos tempos, coincidem com a diminuição do nascimento de homens no Japão.

O estudo abrangeu todo o período de 1968 a 2012, apontando as pesquisas, principalmente, em dois momentos específicos: o verão de 2010 (considerado o mais quente desde 1898) e o inverno de 2011. Ao mesmo tempo, os cientistas analisaram o número de abortos espontâneos e perdas de bebês até 12 semanas de gestação.

Os resultados mostraram que durante o intenso verão, houve um aumento no número de mortes fetais durante o mês de setembro. Nove meses depois, o país foi atingido por um declínio no número de bebês homens. O mesmo aconteceu no inverno de 2011 com abortos espontâneos e decréscimo de nascimento de bebês do sexo masculino, concordando que o crescimento demográfico feminino no Japão tem, sim uma justificativa.

shutterstock_144900295-640x426

Fukuda concluiu que essas flutuações de temperatura, parece ter uma relação com a com a desproporção entre homens e mulheres no Japão. A concepção masculina parece ter uma espécie de  vulnerabilidade a mudanças climáticas. No entanto, o autor reforça que é preciso estudar mais a fundo essas relações com o clima.

Fonte: themarysue/ibtimes/revistagalileu/livescience    Imagens: Reprodução/themarysuerevistagalileu