Afinal, com que frequência devemos lavar os cabelos? Veja o que os especialistas dizem

Algumas vezes nossos cabelos ficam oleosos e outras não. Por causa disso, precisamos saber quantas vezes é preciso realmente lavar os cabelos. Isso por que, quando passamos muito tempo sem lavá-los, surge logo a aquele couro cabeludo oleoso.

O sebo produzido pelas glândulas sebáceas tem função de hidratar nossa pele e cabelo. Sem ele, a pele pode ressecar e perder a proteção, deixando as células expostas a elementos externos, sendo também o responsável por evitar que o cabelo fique ressecado. A secreção sebácea é uma mistura de lipídios que contém triglicerídeos, ácidos graxos livres, colesterol e ésteres de colesterol. Sua liberação vai depender da velocidade de reprodução das células que compõem os alvéolos secretores, sendo que este mecanismo é controlado pelo hormônio andrógeno. Este é um hormônio tipicamente masculino, mas está presente em ambos os sexos. Mas isso não significa que tenhamos que deixar que o sebo se acumule no couro cabeludo.  Os hormônios responsáveis pelo aumento da produção de sebo são maiores durante a puberdade, que é o que faz com que muitos de nós tenhamos cabelo gorduroso e excesso de acne durante aquele período.

O quanto devemos lavar o cabelo?

Embora a resposta seja diferente a cada um, ninguém precisa lavar os cabelos todos os dias. Estar com o cabelo sempre limpo é o que muitas pessoas desejam, mas isso pode não ser tão bom assim. Muitas doenças capilares como a caspa e a dermatite seborreica, podem surgir devido ao excesso de lavagens. Em pessoas que apresentam dermatite seborreica, por exemplo, deve-se evitar a lavagem dos cabelos todos os dias, pois estimula a produção de oleosidade, podendo piorar a doença e favorecer a queda dos cabelos.

glandula-sebacea

Afinal, devemos ou não lavar nossos cabelos todos os dias? Não é uma resposta fácil, mas o correto seria dizer que depende de cada pessoa e da situação da pele e do cabelo. Aqui estão os três principais fatores que determinam a periodicidade que um cabelo deve ser lavado:

1 – Depende do tipo de pele

De acordo com a coluna de saúde da Universidade de Columbia, as pessoas que tem a pele e cabelo com níveis equilibrados (nem muito oleoso e nem muito seco), provavelmente só precisam lavá-lo uma ou duas vezes por semana. As pessoas que têm o couro cabeludo oleoso, provavelmente terão que lavar o cabelo com mais frequência, talvez dias alternados seja o ideal.

2 – Depende da textura do cabelo

A textura interfere na rapidez da efetividade do sebo no couro cabeludo, com a transferência da raiz para os fios podendo ser mais rápida ou mais lenta. Fios grossos ou crespos diminuem a propagação do sebo, por isso, o uso de shampoo pode ser administrado apenas uma vez por semana, dizem os especialistas. Por outro lado, as pessoas com cabelos finos, possivelmente, precisam usar o shampoo duas vezes por semana ou mais.

3 – Depende do estilo

Outra coisa a se considerar é a interferência estética utilizada. Quando há produtos químicos em uso, você deve lavá-lo com menos frequência. Mas isso é algo muito mais individual e depende do tipo de cabelo de cada um.

Fonte: infoescola/portaleducacao/bolsademulher/jornalciencia  Fonte: infoescola/cabelosderainha