Faz mal engolir aquele catarro que desce na garganta quando estamos gripados?

10340

“Minha dúvida é meio nojenta. Queria saber se é errado (se faz mal) engolir aquele catarro que desce na garganta quando estamos gripados” (Allan Rocha).

Allan, o muco, que popularmente é chamado de catarro, é uma substância composta por água, proteínas e restos celulares produzidos pelo revestimento respiratório que protege o corpo do ataque de microrganismos. Apesar do aspecto esquisito, ele sempre circula pelo nosso organismo e se renova mesmo quando a pessoa não está gripada. Geralmente seu ciclo dura sete dias, e ele se inicia três dias após um resfriado. Em casos de período maior, eles só são eliminados por antibióticos receitados por médicos.

É comum, quando estamos com aquela gripe chata, ter muito catarro e na hora exata que queremos nos livrar da secreção, nos encontramos em uma situação em que não podemos colocá-la para fora. Por esse e outros motivos, alguns preferem engolir o muco. Segundo especialistas, do Hospital Universitário Clementino Fraga, da UFRJ, engolir a secreção pode não ser muito seguro, pois se ela for parar nos pulmões, junto com outros fatores agravantes, pode contribuir para uma pneumonia.

 

Porém, segundo o Today I Found Out, os seres humanos ingerem o muco nasal todo o tempo, pois a secreção acaba descendo pela garganta pela ação da gravidade ou dos cílios presentes na mucosa nasal, que funcionam como filtros. Isso quer dizer que você está provavelmente toda hora engolindo uma dose de secreção, mesmo que muito pequena. O muco em excesso não é um sinal de alto risco a saúde, mas, se possível, é melhor evitar engoli-lo, pois ele vai demorar mais a sair do corpo.

O revestimento interno da traqueia e brônquios têm várias células ciliadas que, em situações de defesa, controlam a passagem da secreção em direção ao aparelho digestivo, protegendo e lubrificando a mucosa respiratória. Porém, quando ocorre inflamação na região, as glândulas existentes perdem seu equilíbrio. Isso prejudica o funcionamento dos cílios, que não conseguem controlar o muco está sendo produzido em excesso para combater os invasores.

Fontes: terra/gazetadopovo/megacurioso/  Imagens: veja/obaoba