Não deixem de ver esse vídeo: Novo aparelho faz massagem cardíaca e tem salvado vidas de forma impressionante!

A parada cardíaca súbita continua sendo uma das principais causas de mortes no mundo ocidental. A maioria dos pacientes acabam morrendo antes de chegar ao hospital. Infelizmente, estes números não mudaram ao longo dos anos. Mas os especialistas dizem que se o cuidado adequado  estiver disponível, 30% dessas mortes poderiam ser evitadas.

Um novo aparelho chamado LUCAS™ foi criado com o objetivo de salvara  vida de pacientes com parada cardíaca súbita e evitar danos neurológicos, mantendo um suprimento constante de oxigênio necessário ao cérebro. Como pode ser visto o vídeo, o aparelho, que é portátil e pode ser carregado facilmente em uma mochila, realiza compressões toráxicas ininterruptas. Quem já precisou fazer massagem cardíaca sabe que realizar tais compressões manualmente com alta qualidade é difícil e cansativo e, em certas situações é impossível.

O  Sistema de Compressão Torácica LUCAS™ é uma ferramenta segura e eficiente que uniformiza as compressões torácicas de acordo com as mais recentes orientações científicas. Ele fornece a mesma qualidade para todos os pacientes e ao longo do tempo, independente das condições de transporte, cansaço dos socorristas, ou falta de experiência do acompanhante. O aparelho libera os socorristas para se concentrarem em outras tarefas que salvam vidas e cria novas oportunidades de resgate.

Estudos experimentais mostram que as compressões controladas mecanicamente com o LUCAS ™ são capazes de sustentar maior quantidade de fluxo sanguíneo no cérebro e coração em comparação com compressões manuais. Os efeitos colaterais são semelhantes como para as compressões manuais.

Fonte: lucas-cpr    Imagens: