De um acordo com um estudo realizado na Universidade de Reading, na Inglaterra, expectativas altas só farão as crianças irem mal nos estudos.
A ideia contraria uma concordância, até anteriormente relatadas em outras pesquisas, a respeito do fato de que a grande expectativa parental traz benefícios à instrução juvenil. Porém, o texto deixa claro que dar valor as crianças não é algo negativo, ao contrário, o texto afirma que confiar nos filhos faz muito bem para o desenvolvimento escolar deles.
O maior problema que o estudo aponta, é criar uma expectativa utópica sobre os filhos. “Nossa pesquisa revelou lados positivos e negativos das expectativas dos pais sobre o desempenho acadêmico de seus filhos. Apesar dessa expectativa ajudar em uma melhora acadêmica, se for em excesso, pode se tornar venenosa”, alegou o principal autor da pesquisa, professor Kou Murayama, em declaração.
Segundo os pesquisadores, quando a pressão por algum motivo começa a ficar muito intensa e fora se suas habilidades, o aluno percebe que não conseguirá atingir tais metas e desanima, refletindo inteiramente nos seus resultados. A criança pode ter uma queda de eficácia, uma ansiedade, ou um sentimento negativo em relação às conquistas, assim como uma frustração, relata um trecho do estudo.
Para a realização do estudo, foi reunido um grupo de 3.530 jovens na Bavária, Alemanha, entre os anos de 2002 e 2007, todos eles estudantes de ensino fundamental ou médio. Os pesquisadores, para confirmar a descoberta, fizeram uma comparação dos resultados obtidos com os dados coletados de 12 mil estudantes de escolas nos Estados Unidos, nos anos de 2002 e 2004. A conclusão encontrada foi a mesma.
Os pesquisadores acreditam que demonstrar esse assunto pode auxiliar no desenvolvimento de outros modelos educacionais que auxiliem de maneira mais efetiva a formação pessoal e acadêmica das crianças.
Fonte: exame Imagens: lifetime