Refrigerantes zero e balas diet destroem seus dentes tanto quanto açúcar. Entenda porque

Já foi o tempo em que apenas açúcar era sinônimo de cárie. Hoje, para ter um sorriso perfeito, é preciso evitar não só coisas açucaradas como muitas outras “porcarias” que estão presentes no nosso dia a dia. Para evitar cárie e ficar longe do açúcar, muita gente passou a abrir não do refrigerante normal para saciar o vício tomando refrigerantes diet ou zero. Mas o fato é que essa troca, pode ser muito pior para a sua saúde dentária.

Refrigerante zero provoca desgaste dos dentes

Refrigerantes, bebias esportivas e outros 21 alimentos com e sem açúcar foram analisados por pesquisadores da Universidade de Melbourne, na Austrália. E a descoberta é alarmante: existem aditivos acidificados e valores baixos de pH na maioria deles. O grau de acidez pode prejudicar os dentes, mesmo se não houver açúcar na fórmula. Mesmo limitando a beber somente um copo por dia, os dentes sofrem o risco da erosão ácida.

O pH de refrigerantes diet varia de 2,47 – 3,35. O pH em nossa boca é normalmente em torno de 6,2 – 7,0, ligeiramente mais ácido do que a água. Uma bebida a um pH de 5,2 – 5,5 ou menos o ácido começa a dissolver o esmalte duro dos dentes.

dentes-desgastados-2

Bebidas como Coca-Cola Zero, mesmo tendo a vantagem de ser ‘sugarfree’, contêm grande quantidade de ácido cítrico e fosfórico. Vários estudos têm mostrado que uma vez que o ácido cítrico se liga a cálcio, provoca um muito mais ácido que outros ácidos encontrados em refrigerantes. É preciso evitar o ácido cítrico a todo o custo, verificando na embalagem do produto se ele está presente na fórmula. É importante também evitar tomar refrigerantes (zero ou normal) pela manhã nossos níveis de cálcio na saliva são os mais baixos, e, assim, os dentes serão mais vulneráveis ??aos ácidos, presentes nos refrigerantes.

Igualmente aos refrigerantes, os resultados da pesquisa mostraram ainda que balas sem açúcar podem causar perda mensurável da superfície do dente.

Fonte: freysmiles/freysmiles2/ dentalgentlecare      Imagens: lookfordiagnosisbolsademulher