Cirurgia da Cinderela: Técnica bizarra de encurtamento dos dedos do pé para caberem nos sapatos

Até onde pode ir a gana pelo corpo perfeito? Os limites, obviamente parecem ter sido ultrapassados diversas vezes. Agora, mulheres insatisfeitas com seus pés, podem passar por um procedimento cirúrgico que irá transformar seu “pé de bruxa” em “pé de princesa”. Trata-se da mais nova tendência imposta pela indústria da beleza. A “cirurgia da  Cinderela”, um procedimento que tem o objetivo que deixar o pé bonito para usar as famosas rasteirinhas, mas principalmente caber perfeitamente dentro de sapatos de grife, altera a forma e o tamanho dos dedos de maneira agressiva.

A cirurgia promete encurtar ou alongar os dedos, raspar o excesso de osso para remover proeminências ou inchaços, e até mesmo retirar a sobra de gordura presente no dedão. Até o momento a procedimento cirúrgico ganhou popularidade nas clínicas de estética dos EUA, mas tem se espalhado pelo mundo.

Dr. Jason Hargrave cirurgião podiatra diz que a cirurgia é uma tendência impulsionada pela popularidade dos saltos altos, que são acessórios vistos como mais glamorosos e desejáveis. Ele contou que várias de suas pacientes querem usar sapatos de bico aberto, mas não podem porque odeiam seus pés e outras sonham com um salto alto, no entanto, seus pés não cabem dentro de um belo scarpin.

article-2665243-1EE4709000000578-472_634x476

Muitos cirurgiões ortopédicos têm alertado que estas cirurgias são altamente invasivas, envolvendo o corte aberto de dedos, serragem de ossos e depois costurar tudo junto novamente. Isso representa um risco elevado para complicações graves, como dor permanente no pé e movimento articular limitado. “Em casos mais extremos, há ainda um pequeno risco de coágulos de sangue que podem ser potencialmente fatais”, disse Andrea Scott, um ortopedista e cirurgiã de pés e tornozelos. “Mesmo quando a cirurgia é bem-sucedida, envolve pelo menos de seis a oito semanas de recuperação. Eu nunca recomendaria ao menos que fosse necessário”.

cirurgia_cinderela_3

Profissionais inexperientes

O pior dessa nova moda, é que existem vários procedimentos com resultados inaceitáveis, por estarem sendo praticados por profissionais inexperientes. Os podologistas são cirurgiões ortopédicos especializados no tratamento cirúrgico dos pés. São profissionais que precisam de um treinamento intenso diante da complexidade das estruturas ósseas dos pés. Ainda assim, alguns podólogos têm arriscado em fazer a cirurgia, sem se quer ter estudado para tal.

cirurgia_cinderela_06

Fonte: dailymail/ jornalciencia/odditycentral/   Imagens: shape/odditycentral/jornalciencia/