Os órgãos genitais assustadores dos monotremados e marsupiais

Muita gente poderia se assustar com um título desses, mas ter órgão sexual bifurcado, de quatro pontas é muito mais comum do que vocês podem imaginar. No mundo dos  mamíferos primitivos, monotremados (que incluem o ornitorrinco e equidna) e marsupiais (gambás, demônios da Tasmânia, coalas, cangurus e outros) ter os órgãos reprodutores bizarros é “besteirinha”.

Bom, entre os marsupiais (incluindo nossos queridos gambás),  os machos tem órgão genital bifurcado, formado por duas colunas distintas e por isso o órgão tem duas extremidades o que passa a impressão de serem dois pênis (veja a primeira foto).  Nos marsupiais, apenas duas espécies de cangurus machos não possuem o órgão com essa característica.

Para assustar ainda mais, nos Equidnas, um monotremado, os machos possuem o órgão genital com quatro extremidades. Esse bichinho fofo não usa o órgãos para urinar e ele só fica fora do corpo durante o acasalamento. Isso porque, os monotremados possuem cloaca, como aves e répteis, onde a genitália fica guardada quando não está em ação.

a2a86c6f41aaee9e84285b067c1a666c
Órgão genital de um gambá. Foto: Reprodução/naukas

Para tantos machos com genitais estranhos, existem suas respectivas Fêmeas, que também, obviamente possuem genitais esquisitas. Como já dito, em  algumas espécies de marsupiais, como cuícas e gambás, o órgão genital é bifurcado na ponta. Assim as fêmeas dessas espécies, por sua vez, também têm duas aberturas. Na hora do acasalamento, cada parte da genitália masculina adentra em uma abertura feminino, depositando o sêmen. O aparelho reprodutor dessas fêmeas também possui dois úteros, onde os filhotes são gestados simultaneamente. Para completar a bizarrice, quando estão para nascer, os filhotes são expulsos do corpo da mãe por um terceiro orifício.

equidna
Equidna macho mostrando a genitália de quatro extremidades. Foto: Reprodução/mdig

A variação dos órgãos genitais excêntricos é muita. Os tipos podem ter anatomias diferentes, de  acordo com os grupos e as espécies: alguns são curtos  e outros podem ser enrolados entre si (foto abaixo, no planador do açúcar). Nos marsupiais, o saco escrotal é posicionado na frente do pênis e não atrás, nos monotremados os testículos são internos, como em répteis e aves. Vai entender?

QkS4dek
Órgão genital masculino do planador-de-açúcar. Foto: Reprodução/biogeocarlos

A duplas aberturas genitais femininas, órgãos genitais masculino bifurcados e os testículos antes do pênis são considerados pelos cientistas como traços primitivos!

 

Imagem do topo: abc