Estudo revela: crianças alimentadas com leites de origem vegetal serão adultos baixinhos. Apesar de saudáveis, eles prejudicam o crescimento!

Leite vegetal: estudo afirma que ele atrapalha o crescimento das crianças

Muitos especialistas já consideram que o “leite vegetal” não devem ser tratado como leite e sim como “extrato vegetal”. Isso porque, em termos nutricionais as bebidas feitas com cereais, oleaginosas e sementes são bem diferentes do produto naturalmente produzido pela vaca.

Agora, pesquisadores do St. Michael’s Hospital, no Canadá, revelaram através de um estudo que as crianças que tomam extratos de amêndoas e soja, por exemplo, costumam ser menores do que aquelas que são alimentadas com o leite de vaca. Depois de analisarem mais de 5 mil crianças onde parte delas bebiam de 2 a 3 copos de extrato vegetal e outra parte bebiam leite de vaca sempre, eles descobriram que a estatura do grupo do leite verdadeiro era em média dois centímetros mais altos que os outros.

Embora pareça pouco – afinal, o que são 2 centímetros – os pesquisadores alertam que analisaram apenas a faixa etária de 2 a 6 anos e que, a longo prazo, durante toda a infância e adolescência esses números podem atingir valores mais consideráveis e que o grupo alimentado toda infância com extrato vegetal, possa se tornar um adulto “baixinho”.

Leite vegetal e deficiência proteica

O estudo revelou que dois copos de leite de vaca concentram 16 gramas de proteínas, ou seja, um valor que já representa 100% das necessidades desse nutriente entre crianças de 3 anos. Ao mesmo tempo, dois copos de leite de amêndoas teriam 4 gramas de proteínas – 25% da dose indicada nessa fase da vida.

 Aqui estão 5 alimentos que você achava que eram veganos, mas não são

Pouco cálcio

Outro nutriente importante neste caso é o cálcio, essencial para os ossos e os dentes. Mesmo quando o extrato vegetal é enriquecido com cálcio, muitas vezes a quantidade não ajuda a chegar nos 1000 miligramas recomendados. Pense bem: Se extrair o leite de 100 gramas de nozes, teremos 105 miligramas de cálcio. Enquanto isso, um copo de leite de vaca costuma reunir entre 250 e 350 miligramas do nutriente.

A verdade é que apesar de os líquidos terem cor e textura parecidas, o conteúdo dentro do copo está longe de ser idêntico.

Fonte: super