É verdade que se cozinhar o feijão com um prego dentro da panela ajuda a curar anemia?

19539

“… Lembro quando eu era pequena que minha avó colocava três pregos na panela de pressão junto com o feijão. Ela dizia que curava anemia… Queria saber se isso é verdade, pois já li na internet que funciona, porém tenho medo de ser um mito.” (Mara Campos)

Olá, Mara. Essa história de que cozinhar um prego no feijão ajuda a combater anemia é um MITO. Então não tente isso, pois pode, inclusive, fazer mal para a sua saúde.

Vou lhe explicar o porquê.

A anemia é um nome genérico, isso significa que ela pode ser causada por vários problemas. Ela é caracteriza pela falta de hemoglobina ou hemácias no sangue. Isso provoca queda na pressão, fraqueza, palidez, falta de ar

O tipo mais comum é a anemia ferropriva, causada pela falta de ferro no organismo. O ferro é um nutriente essencial para nós e é associado à produção de glóbulos vermelhos e ao transporte de oxigênio para as células do nosso corpo.

Para tratar a anemia, deve-se procurar um médico, pois será ele quem irá diagnosticar as causas desse problema e poderá prescrever o tratamento mais adequado. Vale a pena, também, buscar a orientação de um nutricionista: um cardápio balanceado irá ajudar a manutenção de um corpo saudável.

Optar por alimentos que contenham ferro é uma boa estratégia, mas existem ressalvas. Há duas formas em que o ferro aparece nos alimentos: a forma heme, que é derivada da hemoglobina e é encontrada em alimentos de origem animal (carnes) e a forma não-heme, encontrada em maior quantidade em alimentos de origem vegetal (feijão, agrião, rúcula…). Na forma heme o ferro é mais facilmente absorvido pelo organismo, ao contrário da forma não-heme. Esta última precisa de uma pequena modificação química para que o corpo possa usá-la mais eficientemente. Essa transformação pode ser feita com as vitaminas A e C (laranja, espinafre e tomate podem ajudar por possuírem bastante vitamina C). Viu só a importância de se comer corretamente?

Voltando ao prego. O ferro presente nele é o não-heme, cuja absorção pelo nosso organismo já não é tão eficiente. Além disso, o prego não é feito apenas de ferro, ele contém uma liga metálica (incluindo metais pesados). A forma de produção, transporte e armazenamento do prego não é feita pensando na possibilidade de usá-lo na culinária. Então ele pode estar contaminado por micróbios e substâncias que podem fazer mal. Mesmo que, ao cozinhar, o prego libere ferro, isso aconteceria em quantidade tão insignificante que não valeria a pena o risco.

Por isso, para prevenir a anemia, busque uma dieta balanceada. Consuma carnes, verduras, legumes e frutas. E, caso você tenha anemia, procure um médico.

Prego não vai resolver seu problema de anemia. Foto: Reprodução/
Prego não vai resolver seu problema de anemia. Foto: Reprodução/xavantes

 

Fonte: globotv e drauziovarella