Este frango é preto da cabeça aos pés, inclusive os órgãos, a carne e a pele. Entenda porque ele é assim!


Este frango é conhecido na Indonésia como o “Lamborghini das Aves”, é uma das raças de frango mais raras do mundo. Exatamente por apresentar-se totalmente negro. Tudo: penas, bico, carne, ossos, pés, unhas, órgãos.  O sangue, não é preto, mas apresenta uma tonalidade vermelho bem mais escuro do que o sangue que normalmente vimos nos frangos. Os ovos também tem coloração normal bege.

Na Indonésia, principalmente nas ilhas de Sumatra e Java, é conhecido como “Ayam Cemani”. A palavra Ayam significa frango em indonésio, e Cemani traduz como “completamente preto” em javanês.  Estas aves apresentam essa coloração como resposta a um traço genérico conhecido como ‘fibromelanose’, uma hiperpigmentação genética. A espécie é a mesma dos frangos que temos aí (Gallus gallus domesticus), mas essa raça possui esta variação em algum gene que define sua cor negra.


Mas não se anime! Devido a raridade, adquirir um exemplar da Ayam Cemani pode precisar que você desembolse bastante dinheiro. Um frango desses custa em torno de 2500 dólares, ou seja, mais ou menos de 5 mil reais! Pelo preço e pela raridade pouco se sabe sobre  o gosto de sua carne, pois quem compra um exemplar não tem intenção de matá-lo para comer.

Frango com carne e órgãos pretos não é novidade aqui no Diário de Biologia, em outra matéria (que você pode ver AQUI) já mostramos uma galinha chinesa que apresentava fibronelanose no corpo. Porém, as penas eram coloridas e fofinhas. Nada parecido como as características exclusivamente negras dos Ayam Cemani.

cemani-chickens-01
Na Indonésia, principalmente nas ilhas de Sumatra e Java, é conhecido como “Ayam Cemani”. Foto: Reprodução/imgur
cemani-chickens-04
Este frango é totalmente negro. Tudo: penas, bico, carne, ossos, pés, unhas, órgãos. Foto: Reprodução/imgur
Fonte: viralforest e diariodebiologia

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.