A galinha mais fofa do mundo esconde algo negro por baixo das penas…

A galinha “Silkie Chinês” ou “Moroseta” possui peculiaridades que muita gente desconhece, principalmente vindo de uma galinha. As penas são tão fofas que mais parecem pelo de coelho ou mesmo fios de seda, por isso é chamada em muitos países de galinha sedosa. Suas plumas podem variar incrivelmente de cor: avermelhada, branca, preta, amarelada e acinzentada… Sua fofura é tanta que em muitos países já vem sendo substituindo gatos e cães como bichinho de estimação. Mas além da plumagem a silkie apresenta cinco dedos em cada pé (a maioria das galinhas só possuem quatro) e as penas fofas descem pelas pernas chegando aos pés, formando uma espécie de sapatinho de plumas. Para completar o “look“, a silkie tem orelhas azuis escuras que aparecem brincos.

 Agora é que vem a grande novidade: embaixo de tanta fofura ela esconde uma característica meio assustadora: a pele, os ossos e todos os órgãos internos são negros. Na verdade, ela é toda preta azulada por dentro (veja nas fotos). Geneticistas descrevem esta característica como uma fibromelanose causada por uma mutação genética rara até agora só visto nestas galinhas. A fibromelanose é um rearranjo complexo que aumenta a expressão do gene endotelina 3 responsável pela pigmentação.

galinha_preta_silkie_04
As penas são tão fofas que mais parecem pelo de coelho ou mesmo fios de seda, por isso é chamada em muitos países de galinha sedosa.

 Quem já comeu garante que o sabor é parecido com o das nossas galinhas, porém é muito mais acentuado. Na China, onde são chamadas de “wu gu ji” que significa “galinha de ossos pretos”, é muito valorizada por suas propriedades medicinais desde o século VII quando as mulheres chinesas consumiam a silkie depois do parto para renovar suas forças. Com o objetivo de aproveitar ao máximo suas propriedades curativas e de fortalecimento, na China, é servida cozida com bastante caldo temperado com ginseng, gojis secos.

galinha_preta_silkie_02
Embaixo de tanta fofura ela esconde uma característica meio assustadora: a pele, os ossos e todos os órgãos internos são negros.
galinha_preta_silkie_03
Quem já comeu garante que o sabor é parecido com o das nossas galinhas, porém é muito mais acentuado.
galinha_preta_silkie_07
Na China, onde são chamadas de “wu gu ji” que significa “galinha de ossos pretos”, é muito valorizada por suas propriedades medicinais.
a-silkie-tem-cinco-5-dedos
Mas além da plumagem a silkie apresenta cinco dedos em cada pé (a maioria das galinhas só possuem quatro) e as penas fofas descem pelas pernas chegando aos pés.

Fonte: New York Times