Picolé e sorvete podem mesmo provocar gripe?


” Minha dúvida é se tomar sorvete e picolé deixam a gente gripado no inverno. Me disseram que é um mito, mas escuto isso desde que me entendo por gente” Bruno Pacheco

Pois é Bruno. No verão todo mundo abusa do sorvete e picolé, mas no inverno a maioria das pessoas dispensa a guloseima com medo de ficar gripado. Na verdade, não existe ainda nenhum estudo que comprove cientificamente que alimentos gelados possam provocar gripe, mesmo se forem ingeridos em dias frios e/ou chuvosos. Os especialistas acreditam que essa foi uma crença criada pelas mães e que foi passando de geração em geração e até hoje existem na cabeça de muitas pessoas.

A gripe é na verdade uma infecção altamente contagiosa causada por vírus. A transmissão acontece através de secreções expelidas pelas vias respiratórias contendo material viral. No inverno, normalmente os dias são frios e é comum mantermos a casa fechada, sem ventilação. Este é o ambiente preferido dos vírus da gripe e essa é uma das razões para sermos contaminados no inverno e nada tem a ver com a ingestão de comidas geladas como o sorvete e o picolé.

Para falar a verdade, o sorvete é um grande aliado no alívio da dor de garganta e pode inclusive ser usado na recuperação de cirurgias na garganta, como por exemplo a retirada de amígdalas, bem como na extração de dentes pois ajudam a evitar a hemorragia do local. Mas até que existe um fundo de verdade nesse mito. Por causa da baixa temperatura, o sorvete pode provocar choque térmico que desencadeia vasoconstrição local em pessoas sensíveis. Toda a árvore respiratória (faringe, laringe, traqueia, brônquios, bronquíolos) é forrada de cílios, como pelinhos microscópicos que se movimentam constantemente, impedindo a entrada de agentes patogênicos. A baixa temperatura paralisa o movimento ciliar que “varre” os invasores. Nas pessoas mais sensíveis a parada é mais longa do que o normal o que permite o acúmulo de inimigos e o consequente desenvolvimento dos tais resfriados e gripes.


Não existe nenhum estudo científico que comprove que ingerir sorvete e picolé  provoca gripe!

FONTE: Viva Bem


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.