Fenômeno impressionante acontece quando uma pessoa é atingida por um raio: imagens ramificadas sob a pele

tatuagem causada por um raio

O nome é Figura de Lichtenberg. Trata-se de um fenômeno produzido por descargas elétricas ou um raio durante uma tempestade que reproduz imagens ramificadas, parecidas com ramos de árvore ao atingirem material isolante.

O nome é em homenagem ao físico alemão Georg Christoph Lichtenberg que observou a situação pela primeira vez, no século XVIII, e descreveu as figuras “impressas” por eletricidade nas superfícies. Para conseguir a “tattoo da natureza” é preciso ser atingido por descargas elétricas ou por um raio e, é claro, sobreviver ao incidente. Com alguma “sorte” ou falta dela, uma figura dessas pode ser impressa na pele, deixando uma imagem assustadora, porém, incrível.

Estas marcas deixadas na pele, nada mais são do que uma impressão deixada pela eletricidade em contato com as veias do nosso corpo, ou seja, a descarga pode causar a ruptura de pequenos capilares que se encontram sob a pele, marcando o caminho percorrido pela corrente elétrica. Os especialistas garantem que o choque não causa danos significativos ao sistema circulatório. Mas, pode deixar um ferimento externo com dor de queimadura que pode ser potencializado se a pessoa estiver usando material metálico pelo corpo.

Felizmente, as marcas costumam desaparecer com o tempo, geralmente, algumas horas ou dias. Mas há quem lamente a perda de uma figura tão bem esculpida pelo caminho de suas próprias veias.

tatuagem feita por um raio

tatuagem causada por um raio

tatuagem causada por um raio


tatuagem causada por um raio

 

FONTE: About.com

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.