Acredite: Tem muitos fatos sobre os hipopótamos que você não sabe!


Sim, existem muitas informações sobre os hipopótamos que provavelmente vocês não sabem. Hipopótamo é apenas um nome genérico dado ao mamífero ungulado (animais com casco) de grande porte pertencente à família Hippopotamidae. É um artiodátilo (com cascos pares nos pés) mamífero, originário da África, de pele muito grossa e quase sem nenhum pelo.

Até aí tudo bem, mas poucas pessoas sabem que os hipopótamos são animais extremamente territorialistas. A menor aproximação de um estranho tem como resposta um ataque, principalmente próximo das margens dos rios e lagos. Por causa disso, esses animais são considerados os mais agressivos do mundo e é o animal de grande porte que mais mata o ser humano no mundo. Isso mesmo! Hipopótamos são assassinos implacáveis. O bocejo do hipopótamo não é um sinal de sonolência ou tédio, na verdade é um gesto de ameaça, onde exibe seus dentes afiados e fortes capazes de partir um barco ao meio com uma única mordida.

Apesar de agressivos, os hipopótamos são vegetarianos, se alimentam de grama, frutos caídos podendo chegar a consumir 100 kg de vegetais. Por causa desse hábito alimentar, preferem viver em águas profundas e canaviais próximos a pastagens, mas também podem ser encontrados em água salgada áreas próximas a foz dos rios e lagos na África Central. As orelhas e narinas se localizam na parte superior da cabeça e fecham automaticamente quando o animal está embaixo d’água onde passam a maior parte do tempo.

Além disso a pele do hipopótamo libera um líquido vermelho oleoso que mantém a pele úmida e protegida quando ele está fora da água funcionando como protetor solar. Este líquido tem levado a crendices de que o hipopótamo pode suar sangue, o que não é verdade. Esse animal pode medir até 3 metros de comprimento e o diâmetro da sua boca pode chegar a um metro e meio quando aberta.

O mais impressionante de todas essas informações é sem dúvida sobre um estudo recente publicado na Revista Nature em 2007. Pesquisas envolvendo DNA garantem que os hipopótamos são os animais vivos mais próximos aos cetáceos (baleias e golfinhos), é mole ou quer mais?

 


 

FONTE: Did You Know? e Science Dialy


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.