Rodelas de pepino realmente tiram inchaço dos olhos?


“Karlla, é verdade que pepino no olho diminui o inchaço? Ou isso é mito? Adoro o Diário de Biologia. A leitura é sempre agradável.” Maria Alice Pessoa

 Maria Alice, aquelas cenas que vimos nos filmes e novelas com mulheres usando pepino nos olhos, tem seu fundo de verdade. Além de servir para fazer saladas deliciosas, o pepino também tem propriedades anti-inflamatórias que ajudam SIM a diminuir o inchaço nos olhos. Além disso, hidrata a pele dando uma aparência saudável e vistosa.

Não está cientificamente comprovado quais são os verdadeiros benefícios do pepino, mas o fato é que esse vegetal contém um conjunto de características que fazem com que ele seja um “santo remédio” para olhos cansados. Para começar, o pepino é composto por 95% de água. Toda essa água garante um efeito de hidratação natural para a pele sob os olhos, uma pele hidratada diminui muito as rugas e linhas de expressão. O restante da composição (outros 5%) contém ácido ascórbico (vitamina C) e ácido caféico, ótimos para tratar irritações na pele e também para diminuir inchaços. O pepino é frio, tem uma temperatura mais baixa que a da pele, então ele remove o calor, faz a pele “encolher” e torna o fluxo sanguíneo do local normalizar. Isto reduz o inchaço de um dia cansativo e deixa a pele lisa, mas nada é definitivo, em todo caso é melhor procurar ajuda de um dermatologista. 

Não está cientificamente comprovado quais são os verdadeiros benefícios do pepino, mas o fato é que esse vegetal contém um conjunto de características que fazem com que ele seja um “santo remédio” para olhos cansados.

FONTE: KnowsWhy


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.