O fio dental fica com mal cheiro quando você passa entre os dentes? Entenda o que está acontecendo!

Fio dental fica com mal cheiro quando passa entre os dentes, o que pode ser?

“Queria saber o que pode ser quando passamos o fio dental entre os dentes, ele fica com mal cheiro horrível. O dente está com problema? Será que é carie?” Fabrício Alencar

Fabrício, isso parece bem nojento, mas acontece com todo mundo. Comigo, com você, com jogadores de futebol, artistas de TV, com aquela moça bonita… Enfim, com absolutamente todo mundo que tem dentes. Não importa o que você faça!

Os dentes (mesmo limpos) abrigam colônias e mais colônias de bactérias. Elas vivem naturalmente na nossa boca, se aproveitando dos restos alimentares. Podem comer tanto que formam uma massinha de bactérias, a placa bacteriana que é um aglomerado de estreptococos e vários oportunistas. O metabolismo dessas bactérias resulta na produção de ácidos desmineralizadores que podem corroer nossos dentes e causar as cáries.

♥ Artigo científico explica porque é tão importante contar ao seu dentista sobre seus hábitos sexuais


Bem, mas o fio dental fica mau cheiroso, não obrigatoriamente devido a uma cárie. Entre nossos dentes, não importa o quanto escovemos, ficam acumuladas bactérias que a escova de dentes não consegue remover. É por isso que o dentista é tão “chato” quando insiste para que o fio dental seja usado. É o fio que remove a placa bacteriana que fica entre os dentes e por isso acaba ficando todo cheio delas, e consequentemente com aquele cheiro horroroso.

Mas atenção! É importante visitar o dentista regularmente, pois, o fio dental pode sair com cheiro ruim também por causa de uma cárie.


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.