Pés rachados: por que algumas pessoas têm esse problema?

Pés rachados: por que algumas pessoas têm esse problema?

Os pés rachados também conhecidos como “Fissura Calcânea”, é considerada como uma podopatia (doença nos pés) que pode ocorrer em qualquer situação climática: frio ou calor!

Vamos saber um pouco sobre nosso pé: Ele contém 26 ossos, 2 sesamoides pequenos nódulos ossificados localizados nos tendões. Estes fornecem apoio extra e reduzem a pressão sobre os outros tecidos. Além disso, há 114 ligamentos e 20 músculos. É uma estrutura complexa e como toda parte do corpo, a pele do pé também é formada por 3 camadas: epiderme, derme e hipoderme.


Pés rachados, porque?

O processo que leva aos pés rachados, acontece porque a epiderme (a parte da pele que podemos ver) sofre com as agressões externas (atritos dos sapatos) ou falta de hidratação. Isso, a saber, resulta em uma reação de engrossamento (acúmulo de queratose). Este engrossamento surge como uma resposta de defesa às agressões, formando os tão famosos calos ou hiperqueratoses, que podem ou não vir acompanhado de fissuras.

A rachadura nos pés podem variar de espessura, algumas lesam apenas a camada mais superficial. Ao mesmo tempo, outras podem atingir tecidos profundos e causar sangramentos. Isso porque, há um engrossamento da epiderme onde o tecido perde a elasticidade e abre pela pressão ao se movimentar. Quando atingem os nervos a dor é quase insuportável.

Chinelo de couro ou chinelo de borracha, não importa. Quem sofre com pés ressecados e, consequentemente, pés rachados necessita de muita atenção com a hidratação e proteção dos pés. Aliás, é importante não de ficar andando descalço por aí. Ao mesmo tempo, sandálias e chinelos podem ser usados. Mas acompanhados de um bom creme hidratante! Vale lembrar que a fissura calcânea persistente pode ser sinal de doenças como diabetes e psoríase. E aí é caso de um especialista que vai receitar o tratamento mais adequado. Contudo, na maioria das vezes, pés rachados indicam mesmo falta de hidratação.


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.