Sua saúde

Pés rachados: por que algumas pessoas têm esse problema?

Pés rachados: por que algumas pessoas têm esse problema?

Os pés rachados também conhecidos como “Fissura Calcânea”, é considerada como uma podopatia (doença nos pés) que pode ocorrer em qualquer situação climática: frio ou calor!

Vamos saber um pouco sobre nosso pé: Ele contém 26 ossos, 2 sesamoides pequenos nódulos ossificados localizados nos tendões. Estes fornecem apoio extra e reduzem a pressão sobre os outros tecidos. Além disso, há 114 ligamentos e 20 músculos. É uma estrutura complexa e como toda parte do corpo, a pele do pé também é formada por 3 camadas: epiderme, derme e hipoderme.




Pés rachados, porque?

O processo que leva aos pés rachados, acontece porque a epiderme (a parte da pele que podemos ver) sofre com as agressões externas (atritos dos sapatos) ou falta de hidratação. Isso, a saber, resulta em uma reação de engrossamento (acúmulo de queratose). Este engrossamento surge como uma resposta de defesa às agressões, formando os tão famosos calos ou hiperqueratoses, que podem ou não vir acompanhado de fissuras.

A rachadura nos pés podem variar de espessura, algumas lesam apenas a camada mais superficial. Ao mesmo tempo, outras podem atingir tecidos profundos e causar sangramentos. Isso porque, há um engrossamento da epiderme onde o tecido perde a elasticidade e abre pela pressão ao se movimentar. Quando atingem os nervos a dor é quase insuportável.

Chinelo de couro ou chinelo de borracha, não importa. Quem sofre com pés ressecados e, consequentemente, pés rachados necessita de muita atenção com a hidratação e proteção dos pés. Aliás, é importante não de ficar andando descalço por aí. Ao mesmo tempo, sandálias e chinelos podem ser usados. Mas acompanhados de um bom creme hidratante! Vale lembrar que a fissura calcânea persistente pode ser sinal de doenças como diabetes e psoríase. E aí é caso de um especialista que vai receitar o tratamento mais adequado. Contudo, na maioria das vezes, pés rachados indicam mesmo falta de hidratação.


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


30 comentários

30 Comments

  1. maria de fatima

    em

    ola,tenho um filho de 8 anos que so vive com os pes rachados,como cortes de faca.
    Jã o levei ao pediatra,foi receitado antibioticos,pomadas vaginais com nistatina e metronidazol.Melhora uns tempos e volta pior ainda,ele nao consegue nem andar direito.
    Passo hidratante todo dia,calco meias de algodao nele e nada.O que eu faco

    • Almir

      em

      Olá, quando pequeno tive muitos problemas desse tipo, quase não conseguia andar… o problema era o calçado de borracha que eu usava.
      Calçados com solado plástico e de borracha, me causavam rachaduras sérias, depois que mudei o calçado, resolveu.

  2. Fatima Santos

    em

    Dica: Usei Nitrato de Miconazol loção e creme para rachaduras micoses de unhas e pés…é excelente…fale com seu dermatologista…

  3. viviane aparecida de oliveira

    em

    gostaria de saber onde encontro esta meia, me interessei muito, pois tenho os pés rachados e estou tratando com uma pomada receitada por um medico e gostaria de usar para proteger meus pés. Obrigada

  4. val

    em

    é verdade que quando a fissura abre ela não fecha mais?

    • Antonio Carlos Rugila

      em

      Quando tenho essas rachaduras nos pés, para elas fecharem uso passar a lixa e remover todas as camadas da pele, lixo ate sangrar, passo uma pomada e ela se fecha.

  5. Claudia

    em

    oi tenho esporão de calcanhar e tenho percebido que meus pés estão rachando , ja tinha algumas mas estão aumentando , é por causa do esporão ?
    o que tenho que fazer ?

  6. Washington

    em

    Essas informações do site estão muito resumidas.

    • komarage

      em

      Claro que são resumidas, seu imbecil. Se você quer algo mais completo, vá a um dermatologista.

  7. claudete paixão de jesus souza

    em

    estou com os pes rachados e cortados tem epoca que fica bem mais tem dias que volta bastante forte doloridos não sei mais o que passar gostaria que me ajuda se com isso sem mais agradeço

  8. Phelip

    em

    muito bom, gostei das dicas! bem resumidas mesmo!
    vlws muito obrigadoo

  9. gina

    em

    Jente rachadura nos pés é horrivel mesmo,sofro com isso até hoje.
    Mas tem 3 coisas que eu já usei e me senti melhor.
    Pode ajudar algumas pessoas.

    1-cebo de carneiro
    2-casca de banana
    3-loção (milagroso).
    não esquecendo de hidratar sempre os pés;usar sapatos fechado.
    se possivel usar em chinelo de couro.

  10. Rayelle Lima

    em

    Minha mae tem rachaduras nos pes tambem e vim olhar esse site pra dizer a ela o que fazer para melhorar!!!! Amei o site e esta tudo resumido da maneira que queria!!!

  11. viviane costa

    em

    oi gente, ja tem mais de tres anos que venho sofrendo com as rachaduras. ja procurei diversos medicos e ele so me mandam emagrecer. nao sei bem o porque, pois conheço varias pessoas que sao mais pesadas do que eu e nao tem nenhuma. tudo que me dizem eu faço, mas ate agora nao tive uma melhora razoavel. e muito ruim, doi, sangra e horrrivel. sera que alguem tem outra soluçao?

    • Denise

      em

      O seu ácido úrico pode estar alto.

    • ALEXANDRE

      em

      eu sou PODÓLOGO,moro no Rio de Janeiro,me liguem posso ajudar você,orientando por telefone é melhor 7709-1995 ALEXANDRE

  12. Denise

    em

    Já fizeram exame para saber se o ácido úrico está alto?

  13. MARIA RITA FURTADO DE CAMILLO

    em

    tenho finos, mas eles também racham, talvez porq sou renal cronica, anigamnente usava sebo de carneiro puro de noite com meias de algodão, melhorava muito e fechava as rachaduras, mas como tinha heiro forte parei de passar, achei no mercado um creme de farmacia que tem em sua composição o sebo de carneiro e é cheiroso, mas não é tão eficiente, minha podologa disse para não passar hidratante e sim passar oléo de amendoas, de bebe, azeite enfim qualquer óleo e usar meia a noite, vou tentar…fazer o que né, nem a dermatologista deu jeito…

  14. Kátia

    em

    Acredito que não seja tão somente falta de hidratação ou excesso de ácido úrico ou excesso de peso. Podem ser diversos agentes em conjunto ou tão somente um deles. Os mais comuns são o inchaço e o fungo. Quanto ao inchaço, a pele vai perdendo a elasticidade ou a perde de uma vez, como ocorreu comigo, na gravidez. Eu tinha os pés finos e depois tornaram-se extremamente secos e rachados. Em relação aos fungos, a dica dada pela Fátima Santos está correta. Vale a tentativa, quem ainda não experimentou, use um creme ou pomada antifúngica. Não tem contra-indicação (nos casos superficiais). Mas é necessário persistir, pois os fungos são resistentes. O escalda pés e uso posterior da lixa uma vez por semana também é essencial. Tente usar pedra pomes durante o banho diariamente. Após tentar com os antifúngicos, se der resultado, faça a hidratação diária, sempre após o banho. Vale tudo, pois incomoda e é antiestético.

  15. Daniel M

    em

    Pessoal, tenho rachaduras nos pés em qualquer época do ano. Mas minhas rachaduras ocorrem até no “peito” do pé, chegam a sangrar. Apesar da intensidade das rachaduras, meus pés são relativamente finos, não possuem a epiderme muito espessa e isso me deixa ainda mais intrigado com a situação e para completar, uso tênis praticamente o dia inteiro, o que não justificaria tais rachaduras.
    Já me disseram que problemas no fígado podem causar esse tipo de problema. Sei que devo procurar um médico para esclarecer melhor essa situação, inclusive o dermatologista me disse uma vez que poderia ser ansiedade mas ficou por isso mesmo, mesmo assim, gostaria de saber se alguém mais apresenta algo parecido ou se conhecem casos como esse e se sabem de uma possível solução para o problema?
    Ficarei grato com o apoio de vocês.
    Obrigado!

    PS: o site está de parabéns, curiosidades interessantes explicadas de uma maneira sucinta, objetiva. Adoro o site! Parabéns!

    • beto

      em

      seu problema pode ser igual o meu, fiz alguns exames de sangue, e constatou que minha ferrintina estava muito elevada, fiz o exame para ver se era ereditário, graças a deus não era, fiz uma sangria de 300 ml e com quinze dias mais 300ml de sangue. a minha taxa voltou ao normal, fiz , dietas comendo menos comidas de gordura animal, pois estava com gordura no figado, procure um hematologista
      e peça para fazer o exame de sangue e solicite a da ferritina, eu fiquei curado!

  16. silvia

    em

    pessoal, sofro com essas rachaduras, sangram e até inflamam, de nao poder caminhar, a empregada da minha mae fez uma mistura com parafina, azeite de oliva e aspirina…nem da pra acreditar mas essa “meleca” consegue restaurar o pé de uma maneira incrivel, em questao de 2 horas nao ha mais dor, e se usa-lo diariamente nao acontecem as rachaduras…nao tenho as proporcoes da mistura, mas assimq ue eu tiver . passo a receita a todos que quiserem…

    • Jucimara

      em

      Oi Silvia , eu gostaria de ter essa receita, você pode me enviar por favor?…ja tentei de tudo… nada funcionou… nem uso mais sandalias abertas atras de vergonha de meus calcanhares…

  17. vanessa faria

    em

    Pessoal, sofri muitos anos com essas rachaduras! passei tudo q eh creme. Melhoravam, mas alguns faziam o pe transpirar muito e ai nao conseguir usar alguns tipos de calçados pois o pé suava demais! Procurei uma podologa e foi ela q solucionou meu problema! eles tem equipamentos especiais. Raspam o pé com um bisturi (não, NÃO doi nadinha), o pé fica liso como pezinho de bebe! Procurem então as dicas de um podologo! Medico normalmente nao da muita atençao e acha q é “relaxo” da pessoa!
    Abraços,
    Vaness

  18. sandra c bastazin

    em

    ola pessoal, oh uso e recomendo um creme com base de ureia, pessoal e muito bom mesmo, vcs podem pedir em uma farmacia de manipulaçao, a base principal é ureia e camomila, e muito bom, alem de barato sai por media 6 a 8 reais e dura tres meses se usado tds os dias…..

  19. silvia

    em

    minha irmã e enfermeira, ela mim recomendou eu fazer um escalda pé com água morna e vinagre para recuperar a queratina dos pés. Depois colocar hipoglos para fechar as rachaduras, durante a noite e ao levantar colocar creme para os pés.
    Esta dica dela esta mim ajudando, talvez ajudara vcs também.

  20. maria helena s braz

    em

    Estou com os pés rachados bem machucados o que posso fazer pra curar tem momento que paço a mão parasse esta dormente me ajude por favor!

    • Jaime

      em

      Oiii , passe a usar um creme chamado ureadin 20
      Custa 54 reais , foi o unico remedio que esta resolvendo o meu problema.

  21. Krol

    em

    Tambem vivo com os pes rachados vou usar as dicas ve se melhora

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma Resposta

Topo