Pés ressecados: dermatologista explica o que pode estar te causando esse problema

17602
pés ressecados dermatologista explica o que pode estar causando esse problema

Ter pés ressecados incomoda não só esteticamente como também por ser uma lesão dolorida. Os pés não costumam ser o foco de atenção de muita gente. Por isso, há uma incidência muito grande de pessoas com pés ressecados por aí. A rachadura nos pés acontece quando a pele está muito desidratada e acaba “quebrando” diante das pequenas pressões das atividades do dia-a-dia. Essas fissuras podem alcançar uma camada mais profunda da pele e passar a causar muita dor e até sangramento.

Embora você encontre em muitos sites a informação de que este sintoma é um indicativo claro de falta de cuidado com os pés, há também causas patológicas e desidratação do organismo. A  dermatologista Mayra Tosta Lima Clemente, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, explicou no site Vix que nem sempre há descuido com os pés. Em alguns casos, este, pode ser um indicativo de um problema grave de saúde como hipotireoidismo e diabetes.

A seguir, veja alguns problemas ou erros de cuidados que podem estar deixando seus pés ressecados, rachados e com fissuras, de acordo com a dermatologista.

Pés ressecados: Você anda lixando os pés?

Lixar os pés com frequência é ruim, já quo processo remove as células mortas e provoca um efeito rebote do organismo, que compensa produzindo uma camada ainda mais grossa e ressecada de pele, o que resulta nos machucados.

Pés ressecados:  Você está acima do peso?

Quando a pele está muito seca e o corpo está muito mais pesado do que o ideal. Então, a pele do calcanhar sofre fissuras durante a pressão sofrida no dia-a-dia. A sobrecarrega de peso pressiona a base do corpo, deixando a pele mais frágil. Isso costuma acontecer quando a pessoa que está acima do peso passa muito tempo em pé. No entanto, a pressão de atividades como descer ou subir escadas também provocará as fissuras.

Pés ressecados: Você usa calçados abertos o tempo todo?

Quem passa o tempo todo de chinelos e sandálias podem ter pés ressecados com muito mais frequência. Os calçados abertos que não absorvem impacto como os fechados e isso também sobrecarrega o calcanhar. Estando a pele do pé desidratada, as fissuras inevitáveis com o tempo.

Pés ressecados: Você tem diabetes?

Quem tem diabetes precisa ter um cuidado dobrado com os pés. O diabético tem as terminações nervosas menos sensíveis nas pernas e pés, o que pode levar a pessoa a não sentir dor. Assim, estando o pé ressecado a fissura pode vir e a pessoa não sentir dor. Um estudo publicado na Revista da Escola de Enfermagem da USP [1] revelou que 10% das pessoas com diabetes mellitus têm ulceração nos pés durante a evolução da doença. Além disso, 20 a 25% das internações dos diabéticos estão relacionadas às complicações nos pés. É preciso ter cuidado para não desenvolver “pé diabético”, o que pode levar a amputação.

Pés ressecados: Você pode ter psoríase!

Psoríase hiperceratósica é comum nos pés e um dos sintomas dessa doença é justamente lesões nos calcanhares. Há um hiperqueratinização da pele na região que provoca as fissuras calcâneas extremamente dolorosas.

Pés ressecados: Você pode ter hipotireoidismo!

A pele seca e pés ressecados podem também ser sintomas de hipotireoidismo. Muitas vezes, as pessoas com este problema hidratam a pele direitinho. Mas, mesmo assim, os pés ressecados persistem. Essa alteração na pele do corpo todo, inclusive dos pés, ocorre devido à má circulação do sangue, como resultado da baixa função tireoidiana. Assim, uma redução na circulação pode fazer com que as células da pele recebam apenas um quinto do suprimento de sangue normal, deixando-a enrugada e rachada.

Artigo médico-científico: Rev. Esc. de Enfermagem da USP [1]