Por que temos que tomar antibiótico por tantos dias?

Antibióticos: Por que devemos tomá-los por vários dias seguidos?

“Queria saber, por que os médicos receitam os antibióticos sempre para vários dias seguidos? Por que devemos tomar por 7 dias, se com 5 dias já melhorou a infecção?  (Duda Parreira)

Olá Duda. Esta é uma ótima pergunta. Sabemos que tomamos os antibióticos para combater infecções causadas por bactérias, não é? Existem bactérias que não são capazes de resistir a um certo antibiótico, ainda bem! Mas, ela podem adquirir resistência obtendo uma cópia da codificação de um gene de uma proteína modificada ou de uma enzima como a beta-lactamase (que é resistente a penicilina) de outra bactéria, mesmo daquelas de espécies diferentes.

Uma maneira de se tornar resistente é durante a transformação, algo como a reprodução das bactérias. Elas podem se unir e transferir DNA uns para os outros, o que pode resultar na resistência a muitos antibióticos diferentes. Outra forma é através de “genes de transposição” que são pequenos segmentos de DNA que podem pular de molécula de DNA para outra. Infelizmente, se uma bactéria insere um gene resistente em seu DNA ela (e suas descendentes) herdará o gene e a resistência.

Os genes resistentes persistem e se espalham nas populações bacterianas, as bactérias com esses genes sobrevivem e superam os antibióticos. É aí que entra o nosso uso incorreto de antibióticos! Os médicos receitam, geralmente, um antibiótico por 7 ou 10 dias, tempo necessário para o combate em massa das bactérias que estão causando uma eventual infecção. Se você parar de tomar o seu medicamento muito cedo, o seu sistema imunológico pode não ser capaz de matar todas as bactérias, e qualquer bactéria resistente deixada ilesa será capaz de proliferar e se espalhar para outras pessoas.

Alergia a penicilina: veja quais antibióticos você pode e quais não pode tomar

Muitas vezes também, estamos gripados e insistimos em tomar antibióticos para tratar um resfriado ou uma gripe. Os antibióticos são completamente ineficientes contra vírus da gripe ou qualquer outro, não adianta usá-los nesses casos. Ainda pior, os antibióticos não conseguem distinguir entre as bactérias que são boas para nós (como algumas intestinais) e as bactérias que causam doenças. Toda vez que você toma antibióticos, você mata algumas dessas bactérias benéficas e ainda aumenta as chances das bactérias ruins se tornarem resistentes durante sua transformação.

Quando vamos ao médico, ele prescreve uma droga específica para você baseado no tipo de infecção que você tem. Ele também seleciona dosagem e duração específicas para o seu tratamento. É isso que faz o antibiótico funcionar bem! Nem sempre um antibiótico usado para tratar uma doença antes pode não funcionar contra a infecção que você tem agora, por isso é melhor procurar o aconselhamento médico antes de tentar se auto-medicar.