É verdade que a vacina H1N1 acusa HIV positivo?

Que história é essa que a vacina H1N1 acusa HIV positivo? Isso é verdade? Se for, por que acontece?” M. Martins

Isto pode acontecer sim, M. Martins. No entanto, é um falso positivo, que não tem problema algum, não indica qualquer problema e os exames de HIV podem ser positivos até 100 dias após a vacinação. Isto é incomum, mas não é considerado pela Anvisa como um problema. A vacina contra H1N1 não oferece nenhum risco de transmissão de HIV. A explicação é um pouco complicada, então vou tentar ser o mais sucinta possível!

Aqui no Brasil, para detectar a Aids no organismo, geralmente é feito um exame chamado ELISA (Enzyme-Linked Immuno Sorbent Assay), que permite a detecção de anticorpos específicos no sangue. Este teste é usado no diagnóstico de várias doenças (não só a AIDS) que induzem a produção de imunoglobulinas (anticorpos). Este método utilizado se baseia na interação anticorpo-antígeno. Ou seja, o sangue é exposto a um antígeno do HIV (proteína p24) e então, caso o sangue já tenha contato com essa substância antes (no caso, se a pessoa está com AIDS) os anticorpos estarão presentes e vão se ligar ao antígeno. Resumindo: O ELISA procura no sangue os anticorpos que, naturalmente, o corpo desenvolve em resposta à infecção pelo HIV. É um método muito sensível e pouco específico, então, normalmente é feita uma contra-prova com outro exame para certificar o positivo para HIV.

O falso resultado acontece porque a vacina contra a gripe aumenta a produção de um anticorpo chamada Imunoglobina M (IgM), a primeira defesa do organismo contra infecções. Nesse processo, a presença de anticorpos dirigidos a outros agentes infecciosos que podem ser similares ao HIV, produziria resultado falso positivo nos exames. Ou seja, a vacina “engana” o ELISA, a reação faz o organismo reproduzir uma condição parecida com aquela de quem tem o vírus HIV.

A vacina contra gripe suína engana o teste de HIV e dá um resultado falso positivo.
A vacina contra gripe suína engana o teste de HIV e dá um resultado falso positivo.

————————————————————