“A dúvida é: Por que as pessoas dizem que o vinho esquenta? O vinho realmente interfere na temperatura?” Rodrigo Dos Santos
Olha Rodrigo, eu te digo que o vinho, e outras bebidas são a maior enganação quanto ao aumento de temperatura. Na verdade, as bebidas com álcool poderão retirar a sensação de frio, mas não aumentará sequer 1 grau da temperatura central (interna) do corpo, muito pelo contrário, ele ocasiona o resfriamento.
Vamos entender o porquê disso: Naturalmente nosso corpo possui mecanismos naturais de Vasoconstrição e Vasodilatação (um é o contrário do outro). Entre outras coisas, ambos ajudam na termoregulação do corpo. O primeiro, provoca a contração dos vasos sanguíneos fazendo com que o calor corporal seja conservado. A vasodilatação dilata os vasos e favorece a perda de calor para fora do corpo. Estes mecanismos são naturais, porém várias substâncias e medicamentos, podem ter efeitos dilatadores ou constritores no nosso organismo.
O vinho (e toda bebida alcoólica) age como um vasodilatador, ou seja, aumenta do diâmetro dos vasos sanguíneos, fazendo o sangue fluir pelas artérias mais facilmente, provocando perda de calor e num primeiro momento causando o aquecimento da periferia do corpo, o que acelera a perda de calor e a hipotermia dos órgãos. Esse calor que está sendo perdido provoca uma falsa sensação de aquecimento.
Uma curiosidade: Se em um dia frio, uma pessoa que ingeriu bebida cair no mar, por exemplo, ela tem menos chance de sobreviver, pois, ela perderá o calor muito mais rápido e seus órgãos logo entrarão em estado de hipotermia. Ao contrário do que se pensa, pessoas embriagados não devem tomar banho frio!