Animais

Quem é o Chester®? Por que nunca vimos essa ave viva?

” … Natal vai, Natal vem e até hoje não sei quem é o Chester. Por que nunca vimos o chester antes de ir pra mesa? Que ave é essa?” CLÁUDIA OLIVEIRA




Então Cláudia. Tanto o Chester® (Perdigão) quanto o Fiesta® (Sadia) são frangos geneticamente melhorados originados de cruzamentos de linhagens especiais com o objetivo de obter um produto que possui teores maiores de proteína e menores de gordura, além de concentrar 70% de sua carne no peito e coxas.

De modo geral os valores nutricionais do frango comum são maiores, possui mais gordura, oferece mais calorias, enquanto o Chester® e o Fiesta® são menos calóricos e com menos teor de gordura, e, embora os três apresentem teores de proteína muito semelhantes.

Mas como são produzidos? Bom, o fenótipo (conjunto de características fisiológicas, físicas e comportamentais) são determinados pelo ambiente e pelo genótipo (constituição genética de cada indivíduo). Assim, tendo o ambiente propício, basta possuir aves com as características almejadas e criá-los.

A grande dificuldade: encontrar matrizes para a produção, ou seja, fazer a seleção onde se escolhe quais aves serão os pais da próxima geração, tendo com objetivo melhorar ou fixar a característica desejada. O passo seguinte é o cruzamento destas matrizes e a obtenção de filhos com essas características.

Assim, o objetivo é conseguir uma mudança da freqüência de alelos favoráveis, com o objetivo de obter o fenótipo desejado: aves com menor teor de gordura e maior quantidade de proteína.

1229613436001_f

Como possuem um melhoramento genético, só são vistos na granja da Perdigão e/ou Sadia [rss…], como nessa foto (muito discreta) cedida pela Perdigão!

—————————————————-
FONTE: COMO TUDO FUNCIONA (UOL)

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


12 comentários

12 Comments

  1. DANIELY SANTANA

    em

    Amiga fofolete, boa tarde!!
    adorei essa reportagem do chester, sempre quiz ver alguma foto desta ave tão gostosa ….hummm eu adoro!!
    bjssssssssssss
    Daniely Santana

  2. simone lima

    em

    oII Passando p/ fazer uma visita
    e dizer que está tudo ótimo aqui..
    um grande abraço… e da uma passada la no Reelaxx.blogspot.com

    Beijos.

  3. vivi

    em

    :love: at e eles sao boniitinhos…haviam m dito q eles eram aves horriveis, rs*

    e melhor de tudo eh q eh uma delicia.. !

  4. Rangel

    em

    Não comam chester. 🙁

  5. michele

    em

    sao lindos

  6. milka SP

    em

    :bandit: achei bem legal a reportagem e interessante tbm
    quanto as aves em si, nao tenho preferencia por elas prefiro o velho e tradicional frango mesmo pq de um modo ou de outro pro chester ter sabor ou vc faz um molho bem bacana ou tempera o bicho ao seu gosto umas horas antes de assar
    entao essa historia q ja vem temperado e balela
    ele sem um tempero adicional e super sem graça

  7. carmem/marciano

    em

    :woot: legal, eu e meu marido tinhamos curiosidade de saber : afinal que ave é o chester e de onde ele vem, matamos a curiosidade, grata

  8. raiane

    em

    eh eu sou do interior e posso dizer existem galinas piores q essas mais sempre se lembre q sao animas e tem vidas 😀

  9. Jurandir de Freitas

    em

    como posso encontrar as raças de galinha poem ovos na cor chocolate.

  10. Kleber

    em

    Prefiro ver os bons e velhos Gallus gallus Selvagens 😀

  11. SErgio

    em

    Será que vc poderia tratar aqui tambem da forma como eles
    são tratados, aliás como todas as aves de granja?

  12. Dirceu

    em

    Mas vale ressaltar que é seleção genética, cruzando tipos diferentes de galinhas. Igual ao milho híbrido, por exemplo. Não são organismos transgênicos, que são o resultado de mistura de genes de organismos de espécies diferentes, por exemplo colocar genes de insetos e bactérias em um vegetal.

    Ainda acho que seria legal criarem uma vaca transgênica com genes do cacau, pra produzir leite achocolatado. Ou misturar genes mistura de porco e galinha. Imaginou um bacon de frango, que maravilha?

Você precisa estar logado para postar um comentário Entrar

Deixe uma Resposta

Topo