Animais

É para ficar apavorado mesmo! Esse peixe que pode entrar na sua uretra enquanto você se diverte na água

É isso mesmo. O Candiru, também chamado de peixe-vampiro, é uma espécie de peixe-gato que vive nas águas doces do Rio Amazonas, no Rio Madeira e nos seus afluentes. É pequeno, não passa de 20 cm, o corpo é transparente e tem formato de uma enguia por isso é quase invisível na água.

O Candiru é um peixe parasita, normalmente nada até as cavidades das brânquias dos peixes maiores onde se aloja se alimentando de sangue sem trazer nenhuma vantagem para o hospedeiro.  Até aí tudo normal. Os peixes que dividem o ambiente com esse vampirinho aquático é que devem se preocupar, certo? ERRADO.

Mesmo tão pequeno e aparentemente indefeso para nós, o Candiru é um dos peixes mais temidos pelos nativos naquelas águas, até mais que a piranha. Isso porque, o peixe possui o que tem perfil aerodinâmico de um supositório, ele pode ser atraído pelo cheiro da urina ou secreções e acabar penetrando na uretra, no ânus ou na vagina do banhista. Que agonia! Ele então se instala ali preso pelos dentes fortes e não tem como voltar mais, pois suas nadadeiras se abrem assumindo um formato de guarda-chuva. Apesar de não existirem evidências de que o o Candiru possa sobreviver dentro do corpo do ser humano, os pesquisadores garantem que eles se alimentam do sangue e do tecido dessas cavidades e só podem ser retirados por meio cirúrgico.




O recomendado pelos médicos da região é que os homens usem camisinha ao se banhar nas águas e que as mulheres não nadem sem roupa. É melhor prevenir, né gente!



FONTE: Wipipedia

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


10 comentários

10 Comments

  1. Lucas Silva Oliveira

    em

    Olha!!! Dei muitas risadas quando vi essa publicação, no mundo de hoje até para banhar devemos usar camisinha.
    Incrível animal…

  2. Caroline Moretti

    em

    Por isso que na Amazônia somos acostumados a tomar banho de rio com bermuda e não biquini!!!!

  3. MHILSON

    em

    CONHEÇO ESSE PEIXINHO. SÓ QUE ALGUMAS DAS INFORMAÇÕES NÃO CORRESPONDEM EXATAMENTE COM A DESCRIÇÃO DO ANIMAL. POR EXEMPLO, NA FASE ADULTA ELE É AZUL. É EXTREMAMENTE LISO POR CONTA DE UMA SECREÇÃO CUTÂNEA. PODE CHEGAR ATÉ A 30 CM ADULTO. E EFERECE RISCOS SÓ NA FASE PÓS LARVAL, QUANDO O SEU TAMANHO PERMITE AS INCURSÕES DESCRITAS NO ARTIGO.
    GRATO.

  4. Jorge de Melo

    em

    Karlla, o candiru não sobrevive dentro do corpo humano – assim que a pessoa sai da água, ele começa a se debater e morre. O que acontece depois é que ele apodrece dentro da uretra, provocando apodrecimento também dos tecidos ao redor dele. Em muitos casos em que a vítima é homem (não sei no caso das vítimas mulheres), é necessária amputação do pênis porque a pessoa não consegue chegar a tempo ao hospital devido às grandes distâncias.

  5. Wesley Sales

    em

    Isso é verdade Caroline 🙂

  6. Asdrubal

    em

    O melhor mesmo é não se meterem pra dentro de água. 😉

  7. cgilneirs

    em

    Saiu uma matéria sobre este peixe no Discovery Channel…

  8. cgilneirs

    em

    Saiu no Discovery Channel…

  9. Alfranio-AM

    em

    qria saber q camisinha fica em um penis mole??? O.o

  10. Benjamin

    em

    nossa nunca vou na Amazonia!

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo