Transtorno comportamental faz pessoas comerem, compulsivamente, os próprios fios de cabelo

Mania de comer cabelo: entenda este transtorno comportamental

A  mania de comer cabelo ou tricofagia é um transtorno comportamental na qual a pessoa transtornada passa a engolir os próprios cabelos e até de outra pessoa. Isso mesmo, incontrolavelmente a pessoa passa a comer toda a cabeleira (literalmente).

O pior não é isso. O acúmulo de fios de cabelo nas diversas partes do sistema digestivo causa sérios danos devido ao bloqueio gastro-intestinal. Estes casos podem se tornar tão graves que necessitam intervenções cirúrgicas. Em raras ocasiões, a massa gástrica “cabeluda” prolonga-se como uma cauda para o intestino delgado, conferindo um aspecto curioso, semelhante aos cabelos da personagem dos livros infantis (Rapunzel).

Por causa disso, esse distúrbio é também conhecido como de síndrome de Rapunzel. Mas, nem todos que arrancam os cabelos são tricófagos. Quem apenas os arranca sem ingerir, sofre de tricotilomania que é uma anomalia na qual a vítima se satisfaz em arrancar continuamente os fios de cabelo.

Meu estranho vício: pessoas que comem colchões, sacolas, maquiagem, esmalte de unha etc.

As causas principais que levam a pessoa, com este transtorno comportamental, a arrancar os cabelos e ingerir são, geralmente, impossibilidade de resistir ao impulso, sensação de tensão, ansiedade antes de começar a arrancá-los, sensação de alívio da ansiedade, após arrancar e ingerir os fios de cabelo. O tratamento a princípio consiste em usar medicamentos que corrija o metabolismo dos neurotransmissores e são administrados juntamente com a Psicoterapia Comportamental, porque vai ajudar o paciente a resolver ou administrar os conflitos psicológicos que estiver sofrendo.

M. tinha 18 anos e vivia em Chicago. Sofria de problemas no estômago, vomitava várias vezes ao dia e sentia muita dor. Sua mãe procurou uma equipe para ajudá-la na Inglaterra. Ela contou que tinha muitos problemas, e depois de comer sempre vomitava e também perdeu mais de 15 quilos. Foi feito um raio x em seu estômago e a equipe detectou uma enorme bola de pelo  Após uma conversa com a psicóloga do hospital ela confirmou que ingeria fios do próprio cabelo diariamente. Foram retirados 4,5 Kg de massa capilar no trato digestivo através de uma intervenção cirúrgica. [Equipe médica do England Hospital]

Mania de comer cabelo: entenda este transtorno comportamental
Uma cirurgia para retirada de um aglomerado de fios de cabelo que obstruíam o estômago.
FONTE: HOWSTUFFSWORKS
Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.