Você sente cólicas menstruais? Veja acontece no corpo durante essas cólicas


Por que temos cólica menstruais e o que acontece quando estamos com cólica? Joice Maciel

Então, Joice… A cólica comum, essa de todo mês se chama Dismenorreia primária, ela é uma reação muito normal do organismo. O que acontece é que temos células no revestimento do útero que produzem uma substância química chamada de prostaglandinas. O revestimento do útero, se torna muito espesso durante os primeiros estágios do ciclo menstrual. Isso porque se prepara para receber uma possível gravidez.

Como na maioria das vezes a gravidez não ocorre, o organismo precisa se livrar de toda essa preparação, para isso, quando o ciclo se completa, as tais células liberam grandes doses de prostaglandinas.


As prostaglandinas, por sua vez, fazem o útero contrair fortemente resultando na terrível cólica menstrual. As prostaglandinas podem até fazer com que o útero contraia tanto que a saída do sangue é interrompida temporariamente, isso priva a musculatura uterina de oxigênio e por isso sentimos dor.

A cólica menstrual ajuda na saída do material eliminado durante a menstruação. Já que a abertura cervical geralmente é alargada depois do parto ou de anos de menstruação, as cólicas menstruais podem ficar menos fortes mais tarde na vida. Assim fique sabendo que o sofrimento não dura a vida toda!

FONTE: CORRIDA PARA SAÚDE, ABC SAÚDE, EMBRIOLOGIA CLÍNICA (Moore)

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.