Curiosidades

Por que a herpes labial vai e vem, mesmo com o tratamento adequado?

“Tenho herpes nos lábios direto… faço tratamento mas ela volta. Por que isso acontece?”  Anne




Anne, a herpes labial (ou Herpes Simplex) é uma doença infecciosa muito contagiosa, geralmente benigna, causada por vírus. Esse vírus tem uma característica de infectar causando lesão e destruição da células da pele e das mucosas da boca.

Quando ocorre esta infecção da mucosa, o vírus multiplica-se produzindo manchas vermelhas inflamatórias e bolhas dolorosas, desenvolvidas pela resposta destrutiva do nosso sistema imunológico. Aquelas bolhas contêm um líquido contaminado pelo vírus e a sua ruptura junto à mucosa de outro indivíduo é uma forma de transmissão. Ou seja, beijo na boca, usar copo (ou outro objeto com saliva) de alguém contaminado pode transmitir herpes. Contudo, essas lesões desaparecem e reaparecem sem deixar quaisquer marcas ou cicatrizes.

Mas se a herpes é um vírus, por que a doença vai vem? Boa pergunta: Na verdade, o que acontece é que geralmente o vírus da herpes invade os terminais dos neurônios dos nossos nervos sensitivos, infectando seus corpos celulares próximo ao cérebro. Quando o sistema imunológico elimina o vírus presentes na nossas mucosas, não consegue detectar a presença do vírus nos neurônios. Esse vírus (muito espertinho, por sinal) volta a ativar-se em períodos de debilidade, como stress, trauma, período menstrual, radiação solar em excesso, imunosupressão ou outras infecções. Ele migra pelo caminho inverso para a mucosa, e dando origem a novo episódio de herpes oral com exantemas, vesículas dolorosas e todos aqueles sintomas característicos.



herpes-labial-tratamentos-para-esta-doenca

Os intervalos entre as recaídas são de espaçamento variado, acredita-se que estes vírus permaneçam em nosso organismo por toda a vida. Porém, geralmente sua transmissão só ocorre diante da presença das bolhas.

Fonte: wikipedia, herpes.com, HowStuffWorks



Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


42 comentários

42 Comments

  1. Anne

    em

    Olá. Gostei da matéria. Obrigado por ter postado, sua resposta foi ótima. Agora entendi porque sempre que tenho algum problema, tristeza e stress aparece a indesejável herpes. Abraço.

    Passe lá pelo http://www.verdadesevariedades.blogspot.com

  2. Angelus

    em

    Olha só
    ns abia disso
    vivendo e aprendendo, tia patty!
    ve se passa no meu, powaaaaaaaaaaaa
    bjos

  3. rafael

    em

    a foto é da sua boca?
    maravilhosa! rs

  4. bianca

    em

    isso e uma bosta nao tem o ke eu kerooooo[vao chupa uma merda

  5. Jullienne

    em

    ^_^ Muito legal as informações sobre o herpes. Principalmente a liguagem , bem simples pra que os jovens entendam bem. Parabéns!

  6. ANDREIA FERREIRA MARTINS

    em

    :sick: GOSTEI DA EXPLICAÇAO FOI SIMPLES E OBJETIVA PARA QUEM PROCURA SABER SOBRE ESSA DOENÇA,MEU MARIDO SOFRE COM A HERPES E FICA MUITO NERVOSO E XATEADO POIS ELE FALA QUE NAO SABE COMO PEGOU ,POIS A HERPES APARECEU NELE QUANDO TINHA 9 ANOS ,A MEDICA EM QUE ELE FOI CONSULTAR DISSE QUE ELE BEIJOU ALGUMA MULHER COM A BOCA MACHUCADA,E ELE DISSE QUE NESSA IDADE ELE NUNCA TINHA BEIJADO NINGUEM.ENTAO PELAS SUAS EXPLICAÇOES VEJO QUE ELE PODE TER PEGADO D COPOS NA ESCOLA OU EM OUTROS LUGARES,MUITO OBRIGADA PELO ESCLARECIMENTO.

  7. ANDREIA FERREIRA MARTINS

    em

    🙁 A SO MAIS UMA DUVIDA QUE EU TENHO PORQUE EU NUNCA PEGUEI SENDO QUE ELA È CONTAGIOSA E PASSA NO BEIJO E EU MORO COM ELE A 12 ANOS?
    :love:

  8. REalmente não existe razões para assumir que a Herpes só se desenvolve qdo a pessoa BEIJOU outra contaminada… Gd beijo, andreia!!!! =]

  9. ANTONIO SILVEIRA

    em

    ola existe quantos metodos de prevenção desta doença p/ quem já tem? e quais são? qual a mais eficaz? e em media quanto custa?
    .Parabens pela a reportagem desde eu agradeço fiquem com Deus.

  10. Luh

    em

    Ola … Gostaria de saber qual a medicação utilizada para aliviar a herpes

  11. Welton

    em

    como evitar a Herpes

  12. Welton

    em

    tem alguma vitamina para pelomenos amenizar?
    q tipo de tratamento seria ideal pra evitar ? :angel:

  13. Carlos

    em

    Tenho herpe genital, posso transmitir para minha parceira através da saliva com o beijo na boca.

  14. Cristine

    em

    Infelizmente sou mais uma q sofre com esse problema! É só passar um nervoso ou mal estar lá vem a coceira nos lábios … e logo mais a bolha.

    PRA quem perguntou pq ainda não pegou do marido… Na verdade, vc de certo já pegou o vírus, pois ele está presente em mais de 80% da população, mas só uma minoria q tem reações à ele,… tem pouca imunidade ou resistência!

    Logo que aparece a coceira, ou mancha avermelhada, deve se passar Pomada de Aciclovir. Vende em qq farmácia!

    Ainda não existe tratamento que elimine este vírus do organismo!

  15. Ótima dica Cristine! :p

  16. NàáH..

    em

    🙁 Adorei isso foi ma boa ajuda por meu trbalho;;; 😆

  17. NàáH: Adoro qdo as informações do blog podem ajudar! bjs xD

  18. Gabriela

    em

    Ola gostei mt da meteria..aff do nada apareceu essa herpes na minha boca q horror isso e constrangedor…..e gostaria de saber…se essa herpes bucal ela pode ser transmitida na genital?
    por favor me responda!! obrigada

  19. Roberta

    em

    Tenho Herpes na volta dos lábios, e a única pomada que melhorou foe a novacort com cetoconazol, betametasona e neomicina.
    mas não sara, se deixo de passar a pomada o vermelhidão volta, e começa a ficar com bolinhas, será q vou ter q usar esta pomada a vida toda? pq a zoviral não resolveu nada.
    por favor me responda.
    Grata

    • EGIDIO BONIN

      em

      USE UMA POMADA DE MANIPULAÇÃO DE UMA PLANTA BRASILEIRA CHAMADA GUAÇATUNGA, MINHA ESPOSA USOU E SUMIU TUDO.

  20. Stepan

    em

    gostei da explicaçáo pq eu tive duas vezes já. neste dia ou (no dia em que eu escrevi este comentário) eu estava com Herpes na boca. fui a um posto de saúde mas a médica não me explicou muito bem pq ela é muito mal educada. por isso eu preferi procurar na internet.

  21. rebeca

    em

    :bandit: :alien: :alien: 👿 ;;viu como pega essa ..doenca toda vez que passo nervoso ,,,fik com a danada morava em sp ,,,,nunca pekei ..agora que to en sorocaba tem ..diretro sera que eo ar da cidade e ,,uma merda passo ..pomada dereto ..mas m=nao adianta nad ..blzzz.vamo espera a cura d a vacina neeeee,,,,ta hora as resp

  22. Mariana

    em

    😀 nossa adorei a materia muito interessante tirou todas as minhas duvidas bjoo :love:

  23. camila

    em

    mais pq isso nao tem um remedio que faça para com isso!!!!! :whistle:

  24. Flávia de Araújo

    em

    Minha herpes é estranha. Ela não aparece nos lábios e sim no nariz seja na parte interna ou externa.Mas meu otorrino diz que estou equivocada.Mas as manchas vermelhas as bolhas, as coceiras e as dores não me enganam.
    Um abraço e aguardo resposta. :love:

  25. sueli

    em

    ai fiz um contorno de boca na maquiagem definitiva e nao gostei dai pedi ele pra tirar
    o rapaz tirou aprofundando mais as agulhas pra tira remover a cor
    ai pronto me deu isso herpes labial bem no contorno da boca nunca tinha tido no contorno da boca
    to usando heclivir esta correto? ou tem ainda melhor? por favor me responda to desesperada
    obrigado desde ja me oriente por favor meu email sueliblonde@hotmail.com

  26. sergio

    em

    ;-( quando esta doença me afeta eu estouro sa bolhas e em seguida lavo o ferimento com sabao virgem doe muito porem no outro dia ja começa a secar[o doença chata e dolorida]

  27. Geysa - São Luis MA

    em

    Adoreei muitoooo, esta beem explicada.Deu para entender direitinho. Estão d Parabéns. 😀 🙂 :kiss: 😉 :p

  28. mara

    em

    obrigado pela explição meu ex- namorado tinha herpes e tive contado com ele quando ele estava com bola fiquei apavorada. Por favor mim responda eu posso tem mi contaminado.

  29. Trully

    em

    Tenho 32 anos, e desde criança tenho herpes. Detalhe, tenho 4 irmãos e só eu desenvolvi.

    Sofri muito na infância por que não sabia como tratar, até descobrir Aciclovir. É a única pomada indicada para o tratamento, mais era muito cara na época, até surgir os Genéricos. Na minha fase adulta descobri também que após aparecer a herpes não passe somente a pomada, tome também o medicamento Aciclovir. Temos vários Genéricos bons no mercado. Você fazendo o tratamento com os dois, você irá ficar um bom tempo sem ter herpes. Já fiquei até 8 meses sem! Ás minhas herpes eram mensais!

    É isso ai galera!!!!!

    Abraços

  30. Maria

    em

    Bom!! fazia mais de 2 anos que não aparecia, a hepes na minha boca, não sei o pq apareceu!!!Pode ser tb q eu passei mto nervoso e mto stress.Eu peguei, num copo.Mto cuidado,Quando vcs vão nesses buteco,pedir um copo d’água, na casa de amiga ou familiares.Que tenha esse virús e a gente nem sabe.Qual seria o tratamento q eu devo tomar. Obrigada

  31. Socram

    em

    bem: a 3 anos atrás tive uma crises de garganta e depois uma paralisia facial calçada pela a Helps.
    A lesão foi tão forte que os médicos só me deram 4% mais louvo ao meu Deus que me recuperei 85% dos movimentos da face
    Agora pouco tive outra crise de garganta e estourou de novo esse condenado no meu nariz

  32. marcia

    em

    estou com bolinhas que estora essai aqua e fica vermelha no nariz

  33. marcia

    em

    estou com bolinhas que estora essai aqua e fica vermelha no nariz

  34. Paulo Alves do Nascimento

    em

    Cientistas norte americanos e brasileiros fizeram uma pesquisa em 500 pacientes e conprovaram que a planta Echinacea Purpurea cura a herpes genital.
    Eu tive esta doença há um ano atras, comprei a Echinacea na http://www.chaecia.com.br, tomei um copo do cha apos as refeições, lavei a area afetada e em uma semana fiquei bom, graças a Deus.

  35. sandra

    em

    infelizmente tambem tenho isso…é muito dolorido,parece que tem um bichinho roendo os cantos da boca, dói,queima muito!!uso também aciclovir no local afetado mas nao sabia que tinha aciclovir oral..que bom!!! queria saber se nunca iremos nos curar disso!!! será que tem alguma terapia??obrigado

  36. Gabriel

    em

    eu tenho bolhinhas bracas no pênis mas não cossa e nem some será que é herpes? ME RESPONDAM POR FAVOR!!!!

    • william

      em

      Glândulas Sebáceas Ectópicas, pode ser isso aii de uma olhada!!

  37. Samira

    em

    Tbm tenho herpes,passo aciclovir,e corto alho e deixo na ferida ate keimar dura uns 2 dias a ferida…sinto muiiiita vergonha,as pessoas sentem nojo,tenho isso desde os 6 anos

  38. paulo aguirre

    em

    Olá caros colegas ,vamos falar dessa doença que nos aflinge muito, a herpes ,também sofro desse mal terrivel.
    Desenvolvi uma pomada com produtos naturais e deu excelente resultado.
    Convidei algumas pessoas que tem esse problema para que usassem esta pomada eo resultado foi muito satisfatorio.
    Com este tipo de doença não se brinca por isso estou divulgando nem a ciclovir é taõ eficaz quanto ela estou em faze de expansaõ,por isso estou divulgando para que vcs possam adquirir e usarem e ver assim como a pomada dá realmente resultados
    essa pomada é fitoterapica e naõ tem nenhuma reaçaõ indesejavel.

    • Gisele Harder

      em

      Ola, Paulo mas você não disse o nome da pomada e nem como faço para adiquiri-la.

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo