Vinagre de maçã realmente acaba com a caspa? Veja o que dizem especialistas

Vinagre de maçã pode acabar com a caspa? Especialistas explicam

As boas propriedades do vinagre de maçã já se tornaram “figurinha fácil” em toda internet. No entanto, quando se trata da caspa e da dermatite seborreica, ainda há dúvidas. Isso porque, não há estudos conclusivos sobre as propriedades do vinagre de maçã para acabar com a caspa.

Na verdade, o que acontece é que as indústrias farmacêuticas não têm interesse em patrocinar estudos envolvendo o vinagre. Como este é um produto muito barato e disponível a todos, a comprovação científica da eficiência do vinagre de maça e tantos outros produtos, tiraria das prateleiras produtos que hoje rendem muito dinheiro para as indústrias farmacêuticas.

Mesmo assim, já foi comprovada a força das propriedades antimicrobianas, antioxidantes, anti-inflamatórias e antifúngicas do vinagre. Um estudo publicado na revista científica Food Chemistry revelou que tais benefícios são devidos a vários tipos de polifenois, micronutrientes e outros compostos bioativos.

Funciona contra caspa?

De acordo com o médico Dr. Lucas Fustioni, especialista em saúde capilar, a caspa, acontecem devido a junção do excesso de oleosidade com a presença de fungos e, às vezes, bactérias no couro cabeludo favorecendo a dermatite seborreica. Com isso, o poder antimicrobiano, anti-inflamatório e antifúngico do vinagre de maçã pode ajudar no tratamento da caspa e da dermatite seborreica. Mas ele alerta que o vinagre de maçã não pode ser usado por todas as pessoas. “A acidez do vinagre pode causar mais irritação e inflamação, no couro cabeludo de pessoas com pele”, diz o especialista.

Um artigo publicado na Science Reporter e escrito pela Doutora em Biologia Celular Vasusharani Devanathan, revelou diversos tratamentos químicos e caseiros para caspa. Dentre eles, destaca-se o uso do vinagre de maçã no couro cabeludo.

Como fazer : Dra Vasusharani dá a receita no artigo: misture 2 colheres de vinagre de maçã para 6 colheres de água morna e aplique a mistura com um pedaço de algodão no couro cabeludo. Deixe a mistura agir a noite toda. No dia seguinte, lave normalmente os cabelos, se possível com shampoo anticaspas.

Cabelos brilhantes

Dr. Fustioni ainda diz em seu canal no Youtube que o vinagre de maçã ajuda a eliminar os resíduos do shampoo e do condicionador comuns, garantindo ainda mais brilho aos fios. E acrescenta, ele fecha as cutículas dos cabelos deixando-os muito mais bonitos e brilhantes.

Vix  – Artigos científicos: Vasusharani / Science Reporter