Pneumonia e infecções graves: moscas podem carregar 300 tipos de bactérias e são muito mais perigosas do que você imagina

3489
Moscas carregam bactérias que podem transmitir pneumonia e infecções

Duas moscas comumente encontradas em ambientes domésticos, a mosca doméstica (Musca domestica) e a mosca varejeira (Chrysomya megacephala) podem carregar mais de 300 tipos de bactérias. Ao que parece, podem transmitir infecções graves e até pneumonia. Foi o que disse um estudo feito por pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia (PennState University), nos Estados Unidos.

A maioria dessas bactérias podem causar doenças nos seres humanos, como por exemplo infecções no estômago, intoxicações e pneumonia. Os micro-organismos se alojam nas pernas e nas asas dos insetos. Com isso, acabam se espalhando pelo ambiente, como por exemplo, quando a mosca pousa sobre a comida, fato muito comum.

As pessoas sabem que as moscas podem transportam sujeira, mas não a quantidade e diversidade de bactérias que elas podem transmitir. Os pesquisadores utilizaram técnicas de sequenciamento de DNA para identificar os tipos de bactérias que esses insetos carregavam.

Mais de 300 bactérias

Os resultados são alarmantes: a mosca doméstica, que é encontrada em todo o planeta, pode carregar até 351 tipos de bactérias. A varejeira, que é mais comum em climas quentes, pode carregar até 316 tipos. Várias bactérias são similares entre as duas espécies de moscas.

Leia também: O espermatozoide da mosca da fruta é gigantesco!

Além dessas descobertas, vale lembrar que as moscas domésticas são conhecidas por terem péssimos hábitos de higiene, frequentando ambientes como aterros sanitários e se alimentando de todo tipo de comida em decomposição, animais e fezes. Por isso, elas podem ser consideradas vetores de doenças para humanos, animais e plantas. Já as moscas varejeiras são as moscas mais comuns vistas sobre animais mortos. Elas podem ser encontradas também em fábricas, próximas a carcaças de animais e lixeiras.

Os cientistas destacam esses resultados para demonstrar que as moscas podem estar sendo subestimadas pelas autoridades da área de saúde, e podem ser fontes de muitas doenças graves, durante surtos e epidemias.

bbc