Veja 5 alimentos que você adora, mas que se forem comidos crus podem te matar!

Uma alimentação natural, com comida viva (crua), contém enzimas vivas que auxiliam na digestão e são ativadas assim que digeridas. Com o cozimento, as enzimas são destruídas e nosso corpo passa a usar ou produzir suas próprias enzimas para digerir os alimentos cozidos. No entanto, os especialistas alertam: Alguns alimentos bastante comuns no nosso dia-a-dia podem até te matar se forem ingeridos sem cozimento. Veja alguns deles:

⚠ Mandioca (aipim, macaxeira)

Quem diria? A mandioca, um dos alimentos mais populares no Brasil, é fortemente venenosa. Todas as variedades de mandioca apresentam um alto conteúdo de ácido cianídrico, que varia entre 15 e 400mg por quilo da mandioca, de acordo com a variedade. Esse mesmo veneno, foi utilizado pelos Nazistas para executar os judeus nas câmaras de gás. A maior quantidade de toxina está concentrada nas folhas, no entanto, a raiz – parte que comemos – possui traços da substância que são eliminados somente com o cozimento.

⚠ Ovo

Isso não é novidade. Em outra oportunidade falamos aqui dos perigos de preparar comer ovo com gema mole e ou massa de bolo crua, justamente por causa do ovo cru.  O problema é que o ovo sem o cozimento pode estar contaminado com a bactéria Salmonella e deixa você bem doente. Em casos de idosos e crianças que a imunidade é baixa, a infecção por Salmonella pode até matar. Cerca de 1 a cada 30 mil ovos estão contaminados com essa bactéria.

⚠ Frango

A carne de frango é um dos alimentos mais perigosos de serem ingeridos crus. Às vezes, devido à forma como é tratado nas unidades de transformação, o frango cru contém Salmonella, um grupo de bactérias que é a causa mais comum da intoxicação alimentar. Quatro a sete dias após o consumo, a bactéria infecta o trato intestinal, causando febre, diarreia, cólicas abdominais e vômitos. Isso, no entanto, é o melhor cenário. A carne de frango, mesmo congelada, pode conter a bactéria e, além dela, a Campylobacter também é comum na carne de frango. Não se deve comer frango malpassado de jeito nenhum e cru, nem pensar! Recentemente, uma participante do programa Masterchef chileno foi eliminada depois de servir um ceviche de frango.

Comer carne vaca malcozida pode te deixar bem doente.

⚠ Feijão

Comer feijão cru pode ser um erro irreversível. O feijão contém uma toxina natural chamada lectina que funcionam como inseticidas naturais e protegem as plantas de agressões externas como insetos, micróbios ou animais. No nosso corpo, a lectina não é destruída na digestão por enzimas ou acidez do estômago, o que resulta em lesões nas células e tecidos do sistema estômago-intestino, assim interfere na absorção de nutrientes e altera a flora intestinal e sistema imunológico do intestino. O Feijão mais perigoso nestes casos é o feijão vermelho, que pode causar intoxicação aguda se não for muito bem cozido.

⚠ Carne bovina

Os amantes do churrasco mal passado vão se surpreender agora. Comer carne vaca malcozida pode te deixar bem doente. Comendo carne crua você poderá contrair Salmonella (a mesma bactéria da carne de frango) Yersinia, Campylobacter, E. coli (bactéria intestinal, indicadora de contaminação fecal de alimentos, algumas variantes dessa bactéria causam diarreias graves com sangue), Staphylococcus, ListeriaEnterococcus, Vibrio, entre outros. Além dessas bactérias, a carne pode conter, ainda, vermes, como o parasita Taenia.

Fonte: laurellie /phresponde / discovery
Imagens: socorr/ mdsaude