Carcinoma e Sarcoma: Você sabe qual a diferença entre estes dois tipos de cânceres?

10818

O câncer é uma doença que ainda não tem uma cura definitiva. Porém, existe grande possibilidade de obter a cura se diagnosticado o quanto antes, além disso, a qualidade de vida de muitos pacientes tem melhorado bastante com os tratamentos cirúrgicos, radiação e quimioterapias. Há uma variedade enorme de tipos de câncer, onde cada um apresenta suas características, agressividade e patologia. Vamos entender o que são os famosos Carcinomas, a forma mais comum de câncer e diferenciar os Sarcomas, a forma menos comum na população.

O CARCINOMA é o tipo de câncer mais comum nos seres humanos. Ele surge em praticamente todos os tecidos do nosso corpo. É o câncer que se origina de um tecido epitelial, ou seja, tecido que recobre a nossa pele e a maioria dos nossos órgãos. O carcinoma é um câncer maligno, ou seja, as células se multiplicam rapidamente e possuem a capacidade de “invadir” outros tecidos e órgãos, ou seja, ele se espalha e ocorre a metástase. Ele ocorre quando há uma mutação na célula epitelial e inicia o crescimento e desenvolvimento descontrolado desse tecido prejudicando o funcionamento daquele tecido ou órgão. Quando a mutação está bastante acelerada e grande fica complicado o patologista definir onde tudo começou e por isso esse câncer recebe o nome de carcinoma indiferenciado ou carcinoma anaplásico.

O SARCOMA é o tipo de câncer menos comum nos seres humanos e são relativamente raros e correspondem apenas a 1% de todos os tumores. Existem mais de 30 subtipos deles, surgem nos tecidos musculares, vasos sanguíneos, ou seja, aproximadamente 80% dos sarcomas são provenientes de partes moles e 20% de ossos. O sarcoma também é maligno e atinge as células da mesoderme, diferente do carcinoma que se apresenta mais na superfície do tecido epitelial. É o tipo de câncer mais perigoso e difícil de tratar, além disso, são os que mais causam a metástase.

O câncer ósseo é um SARCOMA e o câncer de pele é um CARCINOMA.

Então, a principal diferença entre os dois tipos de câncer é basicamente a localização: o carcinoma é localizado no tecido epitelial ou glândulas (adenocarcinoma) e tende a invadir tecidos ao redor. Já o sarcoma é localizado no mesoderma, local onde se origina os tecidos conjuntivos, ou seja, um câncer localizado nos ossos, cartilagem, gordura, músculos, vasos sanguíneos e tecidos moles.

O tratamento principal para ambos os tipos de câncer é através da cirurgia com a retirada do tumor com as margens livres, ou seja, retirada de todo o tecido comprometido deixando o tecido ao redor livre de células cancerígenas. Claro que todo tipo de câncer é único e cada caso deve ser analisado detalhadamente para verificar o melhor tratamento e complementação de outros como a radioterapia ou quimioterapia, o mais importante é que o câncer seja diagnosticado precocemente, pois quanto mais cedo melhores as chances de cura, evitando a multiplicação para outras partes do corpo.

Fontes: oncomedbh / inca
Artigos: Hashem B. El–Serag &  K. Lenhard Rudolph  / Osamu Tetsu1 & Frank McCormick / Peyton Rous
Imagens: Reprodução/ anacarolinanobre / pinterest / dicassobresaude / simplehealth