Banana gêmea: faz mal comer? Entenda porque este fenômeno acontece!

” Meu pai apareceu aqui em casa com um cacho de banana, que por algum acaso me deparei com bananas gêmeas. Poderia me explicar o que é e como acontece esse fenômeno. Faz mal comer? Estou enviando a foto em anexo.” (Fernando Oliva)

Fernando, as pessoas costumam chamar este fenômeno de “banana filipe” também é conhecida por “banana gêmea” ou “banana inconha”. Se 2 bananas estão grudadas uma na outra é Filipe, se 3 é Trilipe, 4 ou mais é Tetralipe… os dois últimos casos são ainda mais raros. Não só a banana, mas qualquer fruta ou até mesmo as sementes, gomos de poncãs, gomos de laranjas… qualquer coisa que nascem grudados são considerados Filipe ou Filipada.

A banana é classificada como fruto partenocárpico, já que se desenvolve a partir do ovário não fecundado. Ou seja, seu ovário amadurece bem antes do óvulo poder ser fecundado, portanto, as bananas que conhecemos, aquelas comestíveis, não possuem sementes. Ao contrário do que muitos imaginam, aqueles minúsculos pontos pretos presentes no interior da banana não são suas sementes, mas sim, apenas óvulos não fecundados.

Aliás, é assim que se fazem frutas sem semente, injeta-se hormônios nos ovários das flores para que o carpelo transforme-se em fruto sem que o ovário tenha sido fecundado. No entanto, há bananas selvagens com sementes enormes, você pode ler sobre isso no texto “Se aqueles pontinhos pretos das bananas não são sementes, então bananas não têm sementes?”.

foto-enviada

No caso das bananas “filipadas”, a única coisa diferente que aconteceu é que quando os carpelos de óvulos não fecundados estavam virando frutos, seus tecidos celulares geminaram, acabaram se unindo e desenvolveram-se juntos. Podemos ver que eram dois ovários diferentes pelas duas pontas que prendiam a “banana siamesa” ao cacho. Vem uma linha que mostra um curto período onde se desenvolveram separados e depois sua fusão! O interessante é que depois que a gente tira a casca, vê que lá dentro elas não estão coladas, mas apenas juntas.

Faz mal? Comer essas bananas não faz mal algum. Elas possuem os mesmos nutrientes e são saudáveis como qualquer banana. E mais importante: Você não terá filhos gêmeos se comer essas bananas e nem filhos xifópagos.

Fonte: expedi30caovida