Por que os seres humanos têm muito mais cabelos na cabeça?

“Porque a maior concentração dos pelos nos homens é na cabeça (cabelos), por que nossa espécie passou a ter tal característica?” Vilma Barbareto

 Vilma, nossos pelos corporais mais grossos e escuros são conhecidos como terminais e nossos pelos mais finos e clarinhos são chamados de velus. Nos homens, os pelos terminais do corpo se desenvolvem normalmente a partir da puberdade e sua quantidade é definida pela quantidade de hormônios masculinos. Por isso, os homens possuem vários pelos terminais corporais (pelos grossos) enquanto as mulheres geralmente possuem velus. Isso parece ser uma consequência da evolução da “perda da cobertura pilosa” o qual passaram os humanos em relação aos seus ancestrais mais remotos. Na verdade, nossos ancestrais não apresentavam mais folículos pilosos e sim, tinham pelos terminais por todo o corpo. Os pelos terminais se mantêm presentes e abundantes na virilha, axila e barba e se mantiveram ali provavelmente devido a uma pressão evolutiva, como a seleção sexual.

 Na cabeça, os cabelos promovem a proteção. Funcionam como um isolamento térmico retendo o suor e com isso diminuindo a perda de calor para o ambiente. Existe também uma razão estética. Os cabelos localizados no topo da cabeça estão envolvidos nos processos de apreciação estética e escolha de parceiros. Acredita-se que a seleção sexual pode ser responsável pela manutenção e evolução desta característica.

 No entanto, todas essas respostas são meramente especulativas, uma vez que hoje, os seres humanos possuem muitas outras formas alternativas de proteção contra os efeitos do sol e para evitar a perda de calor. A escolha dos parceiros na nossa espécie é muito mais complicada e varia consideravelmente de acordo com a cultura, status socioeconômico, juntamente com outras particularidades que interferem no interesse do parceiro. O ser humano moderno tem desenvolvido meios alternativos de escolha de parceiros e os traços físicos tem mantido a atenção visual. Os cabelos passaram a ser uma característica feminina e os machos passaram a favorecer as fêmeas com cabelos mais fartos e longos. Com isso surgiu também a rivalidade feminina na disputa dos parceiros.

cabeludo
Troy Polamalu é um dos principais jogadores da liga de futebol americano do mundo e tem cabelo na cabeça pra dar e vender! Foto: reprodução/esportesr7
Fonte: Evo and Proud e Pergunte Evolucionismo